Título: Após queima de bandeira do Brasil, político paraguaio ameaça brasiguaios
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/05/2008, Internacional, p. A25

Em San Pedro, governador eleito aliado de Lugo promete ser `implacável¿ contra produtores de soja brasileiros

Efe e Reuters

Um dia depois de participar de uma marcha na qual camponeses queimaram a bandeira do Brasil, o governador eleito do departamento (Estado) paraguaio de San Pedro, José Ledesma, prometeu ser ¿implacável¿ com os agricultores brasileiros na sua região. ¿Vamos defender a soberania paraguaia dos interesses estrangeiros e seremos implacáveis na aplicação da lei¿, disse Ledesma, aliado do presidente eleito, o ex-bispo Fernando Lugo. ¿É injusto que um brasileiro tenha 50 mil hectares de terra e muitos paraguaios não tenham um pedaço de terra.¿

Cerca de 100 mil brasileiros se dedicam à agropecuária no Paraguai, em regiões próximas à fronteira - são os chamados ¿brasiguaios¿. Eles são acusados por camponeses locais de não respeitar a lei e contaminar o meio ambiente com agrotóxicos. Há alguns dias, pequenos produtores e trabalhadores rurais de San Pedro anunciaram que preparam a ocupação de 70 propriedades de sojeiros brasileiros.

Na quinta-feira, a bandeira do Brasil foi queimada num ato de comemoração do Dia da Independência do Paraguai organizado pela Coordenadoria de Defesa da Soberania e da Reforma Agrária na localidade de Curupayty, a 300 quilômetros de Assunção. O ato foi definido pelos camponeses como ¿o início de uma cruzada para expulsar os fazendeiros traidores e estrangeiros¿. ¿A morte de camponeses é pior que essa queima de trapos¿, justificou Ledesma ontem, em guarani, numa entrevista a uma rádio local. ¿Os brasileiros vêm aqui e têm de tudo, aí mandam te matar. Quantos paraguaios já morreram por chegar perto de propriedades de brasileiros?¿

Em Assunção, o embaixador brasileiro, Valter Pecly Moreira, disse estar ¿entristecido¿ pela queima da bandeira. ¿É injusto que se tenha feito isso contra brasileiros, que contribuíram tanto com o progresso e a riqueza do Paraguai¿, afirmou.

San Pedro é um dos departamentos mais pobres do país. Membro do Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA), Ledesma produzia frutas até ser eleito governador, no dia 20.

Com uma base política formada por movimentos sociais, o ex-bispo Lugo fez da reforma agrária uma das principais promessas de sua campanha - ao lado da revisão dos tratados sobre a usina de Itaipu assinados com o Brasil. Recentemente, o presidente eleito anunciou que encomendará um novo cadastro das terras do país, mas negou que confiscará propriedades. Os brasiguaios são responsáveis pela produção de 98% da soja exportada pelo Paraguai - atividade que representa 30% do PIB do país.