Título: Governo tenta atrair fabricantes de chips
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Fonte: O Estado de São Paulo, 17/05/2008, Economia, p. B21
Presidente Lula se reúne com executivos das empresas de tecnologia numa tentativa de convencê-los a investir em semicondutores no Brasil
EFE
O grupo mexicano Casa Saba anunciou ontem a aquisição da rede de farmácias brasileira Drogasmil Remédios e Perfumaria. O negócio está avaliado em US$ 115 milhões (R$ 185 milhões). Em comunicado, a Casa Saba justificou a aquisição informando que o Brasil ¿é o mercado farmacêutico mais importante da América Latina, com cerca de US$ 12 bilhões em vendas anuais em 2007¿. Por isso, diz ainda o comunicado, a incursão nesse mercado reflete o compromisso da companhia mexicana em ¿ buscar oportunidades de crescimento¿.
A rede Drogasmil obteve no ano passado um faturamento de R$ 270 milhões (US$ 165 milhões), de acordo com a nota, e atualmente conta com mais de 90 farmácias no Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.
Segundo a Casa Saba, a Drogasmil conta com centros de distribuição e pontos-de-venda que a transformam em um importante ator do setor farmacêutico brasileiro, o que servirá como ¿plataforma de crescimento¿ para o grupo mexicano no País. Essa aquisição é a primeira realizada pelo Grupo Casa Saba fora do México.
CONSOLIDAÇÃO
A rede Drogasmil foi fundada em 1942 no Rio, inicialmente como Farmácia Neves. A partir daí, segundo informações do site da empresa na internet, o grupo iniciou um processo de abertura de novas lojas, até que, em 1969, fundou a Distribuidora de Produtos Farmacêuticos e de Perfumaria Victória, cujo objetivo era abastecer as lojas que pertenciam ao grupo.
O grupo entrou em uma nova fase em 1973, quando adotou a marca Drogasmil. Com essa bandeira, a rede conta hoje com mais de 50 lojas no Estado do Rio - na capital, em Niterói e em São Gonçalo.
Em julho do ano passado, o grupo expandiu suas fronteiras para os Estados de São Paulo e do Paraná ao comprar a rede Farmalife, que pertencia à operadora de planos de saúde Amil. A Farmalife conta com mais de 40 lojas nos dois Estados e também no Rio. O valor do negócio não foi revelado.
O Grupo Casa Saba, por sua vez, é um dos principais distribuidores no México de produtos farmacêuticos, de beleza, cuidado pessoal, consumo e publicações. A empresa, que em 2007 obteve vendas líquidas de 25,259 bilhões de pesos (cerca de US$ 2,4 bilhões), é propriedade da família Saba, que no ano passado protagonizou uma disputa inédita pelo controle da companhia aérea Aeroméxico, que acabou finalmente nas mãos do banco Banamex e de um grupo de 14 reconhecidos empresários mexicanos.
ESPAÇO
Para especialistas, o mercado farmacêutico ainda tem um bom espaço para crescer, e é um dos que mais se beneficiam do crescimento da renda da população mais pobre. Além disso, ainda é um setor muito pulverizado, com grandes redes com atuação bastante regionalizada. Por isso, pode passar por um movimento de consolidação. A chegada do grupo mexicano mostra também que o setor já desperta a cobiça de grandes empresas internacionais.