Título: Pressão da inflação já afeta o consumo
Autor: Dantas, Vera
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/05/2008, Economia, p. B21

Compras caem 4% no primeiro trimestre e alimentos se destacam

A alta dos preços nos últimos meses, principalmente dos alimentos, pesou no bolso do consumidor e levou a uma redução do consumo. O volume de compras para abastecimento domiciliar,de alimentos, bebidas, higiene pessoal e limpeza no primeiro trimestre de 2008 caiu 4% em relação aos três últimos meses de 2007, revela uma pesquisa da LatinPanel.

A retração foi puxada pelos alimentos, com queda de 6% no mesmo período de comparação. Já as bebidas tiveram redução de 3%, os produtos de higiene pessoal, 2%, e os de limpeza permaneceram estáveis.

Na comparação do primeiro trimestre de 2008 com o acumulado de janeiro a março de 2007 a queda é pequena, em torno de 1%. ¿É quase uma estabilidade. O que chama a atenção é a desaceleração quando se compara o primeiro trimestre com o último de 2007¿, diz a gerente de atendimento e responsável pela pesquisa, Maria Andréa Ferreira Murat.

¿Mesmo que se desconte o efeito da sazonalidade de fim de ano é visível que o consumo caiu com os reajustes.¿ Os preços subiram em média 3% nos primeiros três meses do ano em relação ao último trimestre de 2007 e estão 7% acima do primeiro trimestre do ano passado.

A pesquisa abrange 75 categorias de produtos e é feita regularmente em cidades acima de 10 mil habitantes, numa amostra que representa 81% dos lares brasileiros.

As classes C, D e E foram as que mais reduziram o consumo no início do ano. A compra de alimentos na baixa renda teve queda de 7% em relação ao último trimestre de 2007. O consumo de bebidas na classe C caiu 5% e o de produtos de higiene, 4%.

Mesmo as camadas de maior poder aquisitivo sentiram os efeitos da inflação. Nas classes A/B a compra de alimentos caiu 5% no primeiro trimestre de 2008 na comparação com os três últimos meses de 2007. Na média a queda foi de 2%.

Na classe C, no mesmo período, a redução média de consumo foi de 5% e na classe D/E a queda foi de 4%. ¿A classe C sente mais a alta dos preços porque foi aquela que mais aumentou o consumo, que teve melhoria efetiva da renda e, quando sente uma mudança no cenário, volta a padrões anteriores¿, diz Murat. Ela lembra que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) encerrou 2007 em 4,46% e neste ano só entre janeiro e março acumula alta de 2,6%.

Entre as 75 categorias de produtos, os brasileiros reduziram as compras de farinha de trigo (16%), maionese (15%), creme de leite (14%) e leite condensado e refrigerantes (12%). A queda ocorre na comparação do primeiro trimestre de 2008 com o último de 2007. Na cesta dos produtos de higiene a compra de cremes para pele caiu 15% no mesmo período.

Já na comparação dos primeiros três meses de 2008 com o primeiro trimestre de 2007 há redução no consumo de leite pasteurizado (20%), leite em pó (10%), farinha de trigo (17%), café solúvel (10%), maionese e cerveja (7%) e de sabão em pedra (9%). Todos esses produtos tiveram ao longo de 2007 aumento de preços. O leite pasteurizado, por exemplo, subiu 25% , o sabão em pedra, 16%, e a farinha de trigo, 11%.

A queda no consumo nos lares foi generalizada em todas a regiões do País no primeiro trimestre em relação aos últimos três meses de 2007. No Centro-Oeste e interior do Estado de São Paulo as compras encolheram 9%; na região Leste (MG,ES e interior do Rio de Janeiro) o consumo caiu 8%; na Grande São Paulo, 7%. No sul do País a queda foi de 6% e o Nordeste teve a menor redução de compras, em torno de 2%.