Título: Leilão terá segurança reforçada
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/05/2008, Economia, p. B5

Aneel quer evitar protestos hoje no leilão da Hidrelétrica de Jirau

Brasília

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vai reforçar o esquema de segurança na sua sede em Brasília para prevenir possíveis protestos contra o leilão da Usina Hidrelétrica de Jirau, programado para hoje a partir das 14 horas.

¿Reforçamos o pessoal de segurança e teremos em torno de 40 pessoas para impedir o acesso de manifestantes à recepção. Solicitamos a proteção dos arredores pela Polícia Militar¿, informou o presidente da Comissão Especial de Licitação da Aneel, Hélvio Guerra.

Com isso, a agência reguladora pretende evitar que se repita o que aconteceu no leilão da Usina de Santo Antônio, quando manifestantes de duas organizações não-governamentais promoveram uma tentativa de invasão do prédio.

Os concorrentes também estarão sujeitos a fiscalização rigorosa durante o leilão, que será realizado em regime de confinamento. Cada um dos dois grupos de competidores ficará em salas isoladas, de 45 m², ocupadas mediante sorteio. Nenhum poderá ter acesso a qualquer meio de comunicação externa. Câmeras foram instaladas para que os auditores acompanhem a movimentação nas salas. ¿Os grupos estarão totalmente isolados um do outro para montarem suas estratégias e suas propostas de preço¿, ressaltou Guerra.

A Companhia Energética de Brasília e o Operador Nacional do Sistema Elétrico vão se mobilizar para pôr em prática, em caso de emergência, planos de abastecimento que garantam fornecimento de energia no local.

A capacidade de Jirau é de 3,3 mil megawatts. A previsão de início das operações é 2013. A estimativa da Empresa de Pesquisa Energética é de que obras demandem um investimento total de R$ 8,7 bilhões. Somente o leilão envolve gastos aproximados de R$ 1 milhão.