Título: Cúpula do PT manobra para aceitar aliança com Aécio
Autor: Vera Rosa
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/05/2008, Nacional, p. A9

Idéia é argumentar que coligação é com o PSB, e não com o PSDB

Depois de proibir o casamento de papel passado com o PSDB na eleição para a Prefeitura de Belo Horizonte, a cúpula do PT ensaia um recuo estratégico a fim de salvar a coligação na capital mineira e evitar a crise na seara petista. Um jantar entre o prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, e dirigentes do PT, na terça-feira, em Brasília, abriu caminho para o entendimento. A solução embute jogo de palavras: o PT deve dizer que a aliança é com o PSB, cabendo, portanto, aos socialistas aprovar a parceria com os tucanos.

¿Devemos superar esse episódio sem que haja vencidos nem vencedores¿, afirmou Pimentel, após jantar com os deputados Ricardo Berzoini (SP), presidente do PT, José Eduardo Martins Cardozo (SP), secretário-geral do partido, e Maurício Rands (PE), líder na Câmara. O prefeito retirou as críticas à Executiva Nacional do PT, que vetara coligação com os tucanos, e não vai mais recorrer à Justiça para manter a dobradinha.

A decisão final da Executiva petista sobre o imbróglio em Belo Horizonte só será anunciada no dia 26, depois que for cumprido calendário com várias etapas. No próximo sábado, por exemplo, o PT da capital mineira enviará à seção estadual a proposta da coligação com o PSDB, que no dia 16 vai despachá-la para a direção nacional. É nessa fase que a Executiva deverá recuar, jogando a responsabilidade pela aliança no colo do PSB.

O sinal para a conciliação só ocorreu após pressão sobre a cúpula do PT. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a defender a parceria, embora tenha dito que a negociação foi mal conduzida. O acordo entre Pimentel e o governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), prevê o apoio à candidatura de Márcio Lacerda (PSB) em Belo Horizonte, tendo o PT como vice. Lacerda é secretário de Desenvolvimento Econômico do governo Aécio e afilhado político do deputado Ciro Gomes (PSB-CE). Tanto Aécio como Ciro são pré-candidatos à sucessão de Lula, em 2010.

¿Para nós, essa aliança em Belo Horizonte não tem nada a ver com 2010¿, argumentou Ciro. ¿Agradecemos o apoio do PT, mas ele é insuficiente e queremos o alargamento da parceria, mantendo o PSDB na coligação.¿