Título: CPI convoca secretário de Dilma e assessor de tucano
Autor: Lopes, Eugênia
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/05/2008, Nacional, p. A10

Base quer que PF envie à comissão cópia de depoimento de Aparecido

A CPI dos Cartões aprovou ontem, em votação simbólica, a convocação do secretário de Controle Interno da Casa Civil, José Aparecido Nunes Pires, e de André Fernandes, assessor do senador Álvaro Dias (PSDB-PR). Com receio das revelações de Aparecido sobre a montagem do dossiê na Casa Civil com gastos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, a base governista exigiu que, antes de ele depor à CPI, a Polícia Federal envie cópia de seu depoimento à comissão de inquérito. Os governistas querem evitar, dessa forma, ser surpreendidos com o teor do depoimento.

José Aparecido foi o responsável pelo envio, para Fernandes, de cópia da planilha preparada no Planalto com gastos de FHC. Aparecido não foi ouvido ontem pela PF, conforme o previsto. Com isso, o depoimento dele e de Fernandes à CPI só deverá ocorrer na semana que vem. Até lá, o governo espera dobrar José Aparecido, que, segundo interlocutores do Planalto, estaria enfurecido por ter sido ¿jogado às feras¿. Aparecido sentiu-se desprestigiado pelo fato de o governo ter concordado rapidamente com sua convocação na CPI.

As negociações para a ida de José Aparecido à CPI começaram ontem pela manhã. Antes das 8 horas, a líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC), e o deputado Paulo Teixeira (PT-SP) foram ao Palácio do Planalto para uma conversa com Gilberto Carvalho, chefe do gabinete pessoal da Presidência da República. Encarregado de negociar com José Aparecido, Carvalho avisou que o secretário ameaçava detonar Erenice Guerra, braço direito da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff.

Sem saber o que Aparecido dirá na CPI, os dois governistas resolveram, então, se resguardar e aprovar a convocação do secretário condicionada ao conhecimento do conteúdo de seu depoimento à Polícia Federal.

No final da tarde ontem, o juiz José Airton Aguiar Portela autorizou a entrega de cópias dos depoimentos de José Aparecido e de Fernandes à CPI dos Cartões. Como o inquérito está sob segredo de Justiça, o conteúdo dos dois depoimentos não poderá ser divulgado.

-------------------------------------------------------------------------------- adicionada