Título: Negros serão maioria no País já em 2008, diz Ipea
Autor: Weber, Luiz Alberto; Contier, Julia
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/05/2008, Nacional, p. A11

Estudo aponta, por outro lado, que desigualdade no acesso a bens, serviços e direitos permanecerá

Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgado ontem mostra que a população de pardos e negros será maioria no Brasil ainda em 2008, quando se comemoram os 120 anos da abolição da escravatura.

De acordo com o órgão de pesquisa, ligado ao Ministério do Planejamento, apesar da igualdade numérica, permanece a desigualdade no acesso a bens, a serviços e a direitos fundamentais, como educação e, principalmente, nível de emprego.

Segundo o Ipea, negros ganham menos, trabalham mais sem carteira assinada e são a maioria em serviços domésticos, agricultura e construção civil. Intitulada Desigualdades Raciais, Racismo e Políticas Públicas: 120 Anos Após a Abolição, a pesquisa mostra que o Brasil levaria no mínimo 32 anos para igualar salários de negros e brancos.

A pesquisa levou água para o moinho dos defensores da políticas de cotas raciais. ¿As políticas universais não são suficientes para resolver a questão racial¿, disse o diretor de Cooperação de Desenvolvimento do Ipea, Mário Lisboa Theodoro.

Para o pesquisador do Ipea, ao contrário dos EUA, por exemplo, que construíram escolas após o fim da escravidão, no Brasil historicamente não houve investimento de dinheiro público na população negra.

Os pesquisadores analisaram variáveis sobre população, escolaridade e renda e compararam por faixas etárias entre negros e brancos a partir de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

PERFORMANCE

Para os grupos Teatro de Paisagem e Ilú Obá de Min, o 13 de Maio é uma mentira - todo dia é dia do negro. Por isso, deram um banho de perfume à Rua Treze de Maio, no bairro do Bixiga, em São Paulo, ontem à noite. ¿A lavagem da rua significa purificação e, no contexto do 13 de Maio, a gente lava a mentira¿, disse Bayby Amorim, produtora do Ilú Obá de Min.