Título: Alckmin apóia Serra em 2010, diz Lobo
Autor: Marchi, Carlos
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/06/2008, Nacional, p. A5

Presidente municipal do PSDB descarta apoio a Aécio

O presidente do PSDB paulistano, José Henrique Lobo, garantiu ontem ao Estado que, se eleito prefeito de São Paulo, o ex-governador Geraldo Alckmin apoiará o governador José Serra à Presidência da República em 2010. Ele desqualificou versões que vinculam a candidatura de Alckmin a uma suposta troca de apoios com o governador Aécio Neves (MG) e disse que o PSDB paulista já tem uma posição tomada para a eleição presidencial: ¿Nosso candidato será José Serra, assim como o de Minas Gerais, provavelmente, será Aécio Neves. Quem puder mais vai chorar menos.¿

Lobo, que recentemente coordenou a escolha do candidato tucano à prefeitura, afirmou que ¿Serra será o candidato de São Paulo à Presidência pelos mesmos critérios invocados para que Alckmin fosse agora o candidato a prefeito¿. E explicou esses critérios: ¿É o nome com maior densidade eleitoral e o que o partido, inegavelmente, quer.¿ Segundo ele, além das qualificações partidárias, ¿Serra é, de longe, o mais preparado para o exercício do cargo¿. Além de presidente do PSDB em São Paulo, Lobo é secretário de Relações Institucionais do governo Serra.

PREVENIR DISPUTAS

Lobo quer evitar disputas na convenção do PSDB. Ele tomou conhecimento de que um grupo que se intitula ¿serrista¿ estaria estimulando a coleta de assinaturas para a apresentação de uma chapa alternativa à convenção do partido, marcada para 22 de junho. ¿Definitivamente, não acredito nessa versão, até porque o governador não concordaria com isso¿, afirmou. Segundo ele, ¿o nome dessas pessoas tem sido usado indevidamente¿, por causa da proximidade que elas têm com Serra.

Ele quer que a convenção seja uma festa, e não um palco de disputa entre grupos de tucanos. ¿Isso implica que a convenção tenha apenas uma chapa, a que tem Geraldo Alckmin como candidato. Não é possível que o partido se veja obrigado a escolher entre um candidato de seus quadros e outro, que é muito respeitado por nós, mas pertence a outro partido¿, observou, referindo-se ao prefeito Gilberto Kassab, que é filiado ao DEM.

Ele garantiu, contudo, que, embora o estatuto da convenção permita à Executiva Municipal vetar uma segunda chapa, ele não incentivará isso. Contou ter conversado com os vereadores que defendem o apoio do PSDB à reeleição de Kassab e disse esperar que eles avaliem o prejuízo que a disputa traria ao partido. Mas garantiu não ter dúvida de que, se houver disputa, Alckmin vencerá facilmente. ¿Não se trata de saber quem vai ganhar e, sim, de evitar que o partido saia de lá enfraquecido pela divisão entre vencedores e vencidos¿, comentou.

Lobo rejeita a versão de que o PSDB não gosta de disputas. ¿A disputa é democrática, mas não é inteligente, porque ninguém ganha com ela. Já basta não termos nos entendido com o DEM, apesar de todo o esforço que fizemos¿, observou. ¿O partido precisa sair fortalecido da convenção para podermos eleger nosso candidato a prefeito e estarmos preparados para apoiar a candidatura do governador Serra à Presidência da República em 2010¿, disse. Segundo ele, esse é o projeto do PSDB paulista: ¿Qualquer iniciativa que prejudique esse projeto tem de ser rechaçada imediatamente.¿

Lobo está escrevendo uma carta aos convencionais do PSDB, pedindo-lhes que não assinem o apoio à chapa alternativa. Ele negou que pretenda renunciar à presidência do PSDB municipal, embora ressalve que não gostaria de ser presidente ¿de metade do partido¿.