Título: Corregedor pedirá cassação de Lins
Autor: Auler, Marcelo
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/06/2008, Nacional, p. A10

Rocha diz que depoimento não convenceu e critica contratação de investigados na Assembléia do Rio

O corregedor da Assembléia Legislativa do Rio, Luiz Paulo Correa da Rocha (PSDB), entregará na terça-feira à Mesa Diretora o relatório, ¿conciso, mas robusto¿, no qual ele e o corregedor-adjunto, Comte Bittencourt (PPS), proporão a cassação do deputado e ex-chefe de Polícia Civil Álvaro Lins (PMDB) por quebra de decoro parlamentar. O relatório será apreciado pela Mesa, que decidirá se vai encaminhá-lo ao Conselho de Ética para a abertura de processo.

Denunciado pelo Ministério Público Federal por formação de quadrilha armada, lavagem de dinheiro, facilitação de contrabando e corrupção passiva, Lins chegou a ser preso pela PF na semana passada, na Operação Segurança Pública S.A., mas foi libertado por decisão da Assembléia. Ontem, o deputado estadual prestou esclarecimentos ao corregedor e ao adjunto por duas horas, mas não conseguiu modificar a opinião de ambos de que ¿em fatos pretéritos e presentes o deputado faltou com o decoro parlamentar¿.

Rocha criticou a contratação de pessoas citadas no inquérito da Polícia Federal como assessores de Lins na Assembléia. Frisou ainda que, depois de eleito, mas antes da diplomação, o parlamentar continuou mantendo ¿conversas escusas¿, conforme grampos da investigação.

Para justificar a quebra de decoro parlamentar, o corregedor destacou, por fim, que o ex-chefe de polícia do Rio tinha ¿planos para o futuro de membros de sua equipe, até planos políticos¿.

SEM PROVAS

Lins não falou com os jornalistas. Segundo o corregedor, o deputado negou as acusações e garantiu que três operações da PF no Rio - Gladiador, Hurricane e Segurança Pública - não provaram nada contra ele.

Indagado pelo corregedor sobre os dez imóveis que seriam de sua propriedade - de acordo com a polícia - e foram bloqueados pela Justiça, Lins apenas admitiu ser dono de dois apartamentos em Barra Mansa, no interior do Rio.

-------------------------------------------------------------------------------- adicionada no sistema em: 05/06/2008 04:25