Título: PDT deixa de lado bloquinho e negocia aliança com Marta
Autor: Vera Rosa
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/06/2008, Nacional, p. A12

Articulação, revelada na saída da petista do ministério, indica tentativa de recomposição após caso Paulinho

O jantar de despedida de Marta Suplicy no Ministério do Turismo, na terça-feira, serviu para escancarar as articulações de bastidor do PDT, que negocia o apoio à candidata do PT à Prefeitura de São Paulo. O acordo, prestes a ser fechado, desmonta a união do bloquinho, formado por PC do B, PSB e PDT.

Ao chegar à festa de Marta, em Brasília, o ministro do Trabalho, Carlos Lupi - que é presidente licenciado do PDT -, não deixou dúvidas sobre a aliança. ¿Você é nossa candidata!¿, exclamou, abraçando a petista. ¿Perdemos uma ministra, mas ganhamos uma prefeita.¿

Sorrindo muito, Marta agradeceu o apoio, também levado por Luiz Antônio de Medeiros, secretário de Relações do Trabalho. ¿São Paulo precisa de gente que faz¿, dizia ela, a cada abraço recebido, citando um surrado slogan da propaganda.

A manifestação de Lupi indica que não há consenso no bloquinho em torno da candidatura do deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP) à prefeitura. Abalado com a crise que envolve o deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), o partido procura uma alternativa política para se recompor em São Paulo.

¿Eu, pessoalmente, acho que Marta é a que mais reúne condições de vencer a eleição¿, afirmou Lupi ao Estado. ¿Aldo é preparado, inteligente, mas eleitoralmente é uma figura difícil. Ela tem 30% nas pesquisas e ele, 1%. Isso tem peso.¿

No jantar, petistas garantiam que o presidente Lula chamará Aldo para uma conversa. Com dificuldades para montar coligação, a cúpula do PT quer que o deputado desista do páreo para ser vice de Marta e continua tentando atrair o PSB. Aldo, porém, jura que se manterá na disputa: ¿Vou até o fim.¿

PALANQUE

Ontem, depois de lágrimas, discursos e poses para fotos com servidores, Marta e Luiz Marinho (Previdência) despediram-se do presidente Lula no Planalto, com um pedido: fazem questão de sua presença nos seus palanques. Marta foi mais cautelosa. ¿O presidente vai me apoiar, mas a forma como será feita publicamente essa demonstração ainda vai depender dos acontecimentos¿, disse, diplomática.

Marinho, que vai disputar a Prefeitura de São Bernardo do Campo (SP), disse esperar não só uma declaração de voto de Lula. ¿Ele precisa fazer pelo menos umas duas visitas lá¿, comentou, sem cerimônia.

Por enquanto, os secretários-executivos assumirão os ministérios. Luiz Barreto no Turismo e Carlos Gabas na Previdência. Setores do PT trabalham para que Gabas seja efetivado.

-------------------------------------------------------------------------------- adicionada no sistema em: 05/06/2008 04:26