Título: Há alta dosagem de ressentimento, diz Múcio
Autor: Vera Rosa; Monteiro, Tânia
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/06/2008, Economia, p. B5

Ministro `torce¿ para que carga emocional não atrapalhe o esclarecimento das denúncias

O ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, disse haver ¿alta dosagem de ressentimento¿ nas denúncias feitas pela ex-diretora da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) Denise Abreu, que afirmou ter sido pressionada pela ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, na compra da Varig pela VarigLog. Múcio disse esperar que a ex-diretora separe as mágoas dos fatos ao depor na Comissão de Infra-Estrutura do Senado, na próxima semana.

¿Quem tem interesse em esclarecer esses fatos é o governo. É bom que tudo venha à tona. Vamos torcer para que a carga emocional e a alta dosagem de ressentimento não atrapalhem o esclarecimento das questões¿, disse.

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, também defendeu o esclarecimento dos fatos, mas ressaltou não acreditar que Dilma tenha feito tráfico de influência. ¿Evidentemente que não¿, disse, ao responder a questionamento de jornalistas.

Segundo Bernardo, ¿a melhor pessoa¿ para esclarecer todo o episódio da compra da Varig pela VarigLog é a ex-diretora da Anac Denise Abreu. Para ele, o juiz Luiz Roberto Ayub, que conduziu o processo da venda da Varig, já verificou ter sido respeitado o limite legal de 20% de participação estrangeira no capital de empresa aérea nacional, um dos focos das denúncias da ex-diretora da Anac.

Para o ministro do Planejamento, não houve também tráfico de influência na participação no processo do advogado Roberto Teixeira, compadre do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. ¿Não podemos acusar as pessoas que vêm ao Palácio do Planalto de fazer tráfico de influência¿, sublinhou.

A uma pergunta sobre possível prejuízo à eventual candidatura de Dilma à Presidência, Bernardo respondeu com ironia. ¿E ela é candidata? A eleição presidencial será em 2010 e o candidato será ainda definido pelo PT. Nós não definimos ainda nem os candidatos a prefeito.¿

Links Patrocinados