Título: Erenice sabatinou integrantes da Anac por 8 horas, diz Denise
Autor: Lopes, Eugênia; Scinocca, Ana Paula
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/06/2008, Economia, p. B3

Segundo ex-diretora da agência, principal auxiliar de Dilma fez pressão psicológica em reunião

Erenice Guerra, braço direito da ministra Dilma Rousseff na Casa Civil, executou, a partir do Palácio do Planalto, a pressão sobre a diretoria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) durante as negociações da venda da Varig. Por mais de oito horas, segundo relato da ex-diretora Denise Abreu, a secretária-executiva da Casa Civil sabatinou os integrantes da agência, que foram obrigados a esmiuçar o andamento do processo de venda da companhia.

¿Há (havia) claramente uma pressão. Se não uma pressão de pedidos, uma pressão psicológica¿, disse. ¿Fomos sabatinados durante oito horas e tivemos de dar todos os passos do processo para instrumentalizar a Casa Civil¿, disse Denise Abreu, em depoimento à Comissão de Infra-Estrutura do Senado.

Denise afirmou, ainda, que a entrada dos diretores da agência no Palácio do Planalto para participar da reunião está registrada. ¿Eu não iria inventar uma reunião com 20 pessoas. Uma reunião no poder central com a secretária-executiva da Casa Civil, no quarto andar, isso não é pressão? Um servidor público não se sente pressionado? Sente-se¿, emendou.

Além das pressões, Denise alinhavou episódios que, somados, mostrariam a interferência da Casa Civil no processo. Segundo ela, a primeira aprovação pela Anac, em 23 de junho de 2006, da venda da Varig, foi convocada pelo então presidente da agência, Milton Zuanazzi, e marcada para um lugar inusitado: a sede do Ministério da Defesa.

Na época, havia uma representação contra a ex-diretora apresentada pelo advogado Roberto Teixeira, retirada às pressas para que ela pudesse votar a favor da venda. Do contrário, a diretoria, desfalcada, não poderia chancelar a operação.

A ex-diretora mencionou também o episódio de uma reunião na Anac para debater a questão da VarigLog, durante a qual Zuanazzi recebeu um telefonema que, segundo ela, ¿deve ter sido¿ de Erenice Guerra, pois se tratava de uma voz de mulher, e Zuanazzi ficou visivelmente constrangido.

Denise contou que, posteriormente, na época do leilão da venda, estava em Paris, mas recebeu ¿algumas ligações de técnicos da Anac¿ avisando que tinham sido chamados para ajudar na elaboração do edital de venda da empresa. Segundo ela, há um ¿boletim de ocorrência em alguma delegacia do Rio de Janeiro¿ sobre o assunto.

FRASES

Denise de Abreu Ex-diretora da Anac

¿Sem dúvida nenhuma as ingerências praticadas e a forma como o escritório Teixeira Martins atuou na Anac são imorais. Éramos tratados pelos membros desse escritório de forma desrespeitosa"

¿Eu não iria inventar uma reunião com 20 pessoas. Uma reunião no Poder Central com a secretária-executiva da Casa Civil, no quarto andar, isso não é pressão? Um servidor público não se sente pressionado? Sente-se¿

¿Não recebi ordem de ninguém. Não tenho perfil de receber ordens. Mas fui fortemente questionada do porquê estava expedindo ofício para investigação do capital estrangeiro e da entrada desse capital no Brasil¿