Título: Lula: Dilma é nome do PT para 2010
Autor: Vera Rosa; Nossa, Leonencio
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/06/2008, Economia, p. B7

Em conversa com governador do Rio, presidente atribui acusações de Denise Abreu a guerra política de bastidor

Aguardado com alta ansiedade, o depoimento da ex-diretora da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) Denise Abreu à Comissão de Infra-Estrutura do Senado causou alívio momentâneo no Palácio do Planalto. Na avaliação do governo, é fácil desmontar as acusações de Denise porque ela não apresentou provas da pressão exercida pela ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, na operação de venda da Varig.

Numa conversa com o governador do Rio, Sérgio Cabral, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva definiu como ¿pífio¿ o pouco que viu do depoimento da ex-diretora da Anac. ¿Essa moça era muito criticada num momento delicado e agora tentam fazer dela uma heroína¿, disse Lula, durante almoço com Cabral, no Palácio da Alvorada.

Lula foi além: disse que Dilma é ¿o nome do PT¿ para sucedê-lo e atribuiu as acusações a uma guerra política de bastidor para tirá-la do caminho.

Embora Lula afirme que as denúncias ¿não fazem sentido¿ e são ¿abomináveis¿, o governo mostrou preocupação com o potencial destrutivo das acusações e planejou com cuidado a estratégia para blindar Dilma, já desgastada pela crise do dossiê com gastos do ex-presidente Fernando Henrique.

Desde que Denise acusou a ministra de pressioná-la para agilizar a venda da Varig à VarigLog - apontando a influência do advogado Roberto Teixeira, compadre de Lula -, a Casa Civil e o Ministério da Defesa fizeram um detalhado levantamento das operações nas quais a ex-diretora da Anac participou.

¿O processo de venda da Varig foi todo acompanhado por um juiz do Rio¿, insistiu Lula, na conversa com Cabral, numa referência a Luiz Roberto Ayoub, coordenador do processo de recuperação judicial da Varig. O presidente ficou muito irritado, horas depois, com a declaração de Denise, que qualificou de ¿no mínimo imorais¿ as ações de Teixeira no episódio. Observou, no entanto, que a ex-diretora da Anac não provou o que falou. ¿Não sei quem ela pensa que é¿, reagiu Lula, segundo relato de um interlocutor.

Na terça-feira, depois de uma reunião no Planalto com Dilma e o ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, senadores aliados que integram a Comissão de Infra-Estrutura foram orientados a bater na tecla de que todo o negócio foi amparado por decisões judiciais. ¿Denise não acrescentou absolutamente nada em seu depoimento¿, comentou Múcio. ¿Ela nem mesmo apresentou documentos.¿

Mesmo com mais segurança para rebater os ataques, o Planalto considera que ainda pode haver surpresas pela frente. No Congresso, os aliados vão trabalhar a todo custo para impedir a convocação de Dilma. ¿Não vamos concordar com essa manobra política e eleitoreira¿, reagiu o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR).

Para o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, a oposição está mais preocupada em prejudicar Dilma do que em esclarecer a venda da Varig. ¿Se a dona Denise tem fatos, tem de mostrar, mas não dá para uma pessoa chateada virar assunto nacional¿, provocou.

O Planalto tenta carimbar Denise como uma mulher ressentida. Bernardo disse que ¿só pode ser brincadeira¿ alguém achar que integrantes de agências reguladoras não podem falar com o governo.