Título: Índices positivos do Ideb escondem deficiências
Autor: Paraguassú, Lisandra
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/06/2008, Vida&, p. A23
Notas de português e matemática caíram ou permaneceram estagnadas
As boas notícias apresentadas anteontem pelo Ministério da Educação (MEC), com os avanços no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), escondem uma realidade não tão otimista quando se olha mais de perto os resultados da Prova Brasil - avaliação de português e matemática que compõe parte do resultado do Ideb.
Dados obtidos pelo Estado mostram que as notas de português caíram ou permaneceram estagnadas em pelo menos algum nível de ensino em 16 Estados. Em matemática, o mesmo aconteceu em 11 Estados.
Na maior parte dos casos, a piora ocorreu no 3º ano do ensino médio, uma tendência que o próprio Ideb já havia revelado: resultados melhores no início da educação básica, mas ainda ruins no final. Mas em quatro Estados - Amapá, Rio Grande do Sul, Rondônia e Sergipe - os resultados da Prova Brasil 2007 em português da 8ª série também ficaram abaixo da prova de 2005. Em outros quatro, a queda foi apenas na 8ª série. Em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, foi a 4ª série que teve notas piores. Em matemática, apenas Sergipe teve uma diminuição da média na 8ª série e o Rio Grande do Sul, nos dois anos.
A análise das notas da Prova Brasil mostra que o domínio da língua portuguesa é ainda muito difícil para os alunos brasileiros. Mais do que matemática. A média nacional alcançou 4,61 pontos - um pouco acima dos 4,48 da prova de 2005. No entanto, apenas Paraná, na 4ª série, e Distrito Federal, na 4ª e no 3º ano do ensino médio, alcançaram médias superiores a 5.
QUEDA ACENTUADA
Em alguns Estados, a redução da média foi significativa. Sergipe, por exemplo, perdeu meio ponto na média de português do 3º ano do ensino médio e 0,20 na 8ª série. No Piauí, a queda foi de 0,22 no 3º ano em português e 0,19 em matemática. Nenhum dos dois Estados conseguiu alcançar a meta determinada pelo Ministério da Educação para 2007 no ensino médio.
Mas nem sempre os resultados ruins na Prova Brasil se refletem diretamente no Ideb. Isso porque o índice é uma média entre o resultado de português e matemática - em alguns casos, o avanço em uma disciplina compensa a redução em outra - somado ainda à taxa de aprovação escolar. Essa taxa melhorou em praticamente todos os Estados.
Na apresentação dos resultados do Ideb, o ministro da Educação, Fernando Haddad, disse que a formulação escolhida pelo MEC visa a evitar tanto a promoção automática, quando os alunos são mandados adiante sem aprender, como o excesso de repetência. ¿A promoção automática vai refletir na nota da prova, pois o aluno daquela série não terá aprendido. E alta taxa de repetência também baixa o Ideb da rede¿, explicou.