Título: Vamos controlar a inflação e crescer
Autor: Lopes, Elizabeth; Silva, Cleide
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/06/2008, Economia, p. B4

Mantega cita aumento do juro e do superávit primário como instrumentos fortes contra a alta dos preços

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou ontem que o País continuará crescendo mesmo com a inflação mundial. ¿Vamos controlar a inflação e o crescimento vai continuar, a despeito desses problemas que atribulam a economia mundial e, em menor escala, a brasileira¿, disse ele, em discurso durante a homenagem da BM&F Bovespa ao presidente Lula pela obtenção do grau de investimento pelo Brasil.

Para Mantega é a hora de o Brasil mostrar a sua solidez, num momento de forte choque das commodities e crise no mercado global. ¿Hoje reunimos as condições que não havia no passado para enfrentar uma crise dessa natureza¿, disse. Embora o Brasil sofra alguns impactos, é um dos menos afetados e isso devemos ao acerto de nossas políticas econômica, monetária e fiscal.¿

Citando o aumento do superávit primário e da taxa básica Selic, o ministro disse que o governo está controlando a inflação com instrumentos fortes. O governo não dará trégua e não vai permitir a volta da inflação, afirmou.

Ele lembrou que, no passado, quando os Estados Unidos pegavam uma gripe, o Brasil ficava com pneumonia, mas hoje os Estados Unidos pegam pneumonia e o Brasil, apenas um resfriado. Para o ministro, a obtenção do grau de investimento é resultado da solidez da economia, obtida com o empenho de empresários, trabalhadores e governo.

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, que também discursou no evento, afirmou que ¿o Brasil entrou num círculo virtuoso porque adotou medidas duras, porém absolutamente necessárias para que as oportunidades de crescimento fossem criadas¿.

Segundo ele, a consolidação da estabilidade permitiu maior previsibilidade e está levando ao alargamento dos horizontes de planejamento no País. ¿Em conseqüência, as taxas de retorno demandadas passam a ser menores e temos aumento de investimento e maior crescimento do produto, do emprego e da renda.¿, disse. Na avaliação do presidente do BC, uma das conseqüências desse cenário é a possibilidade de crescimento maior do mercado de capitais.

Meirelles destacou ¿o momento importante da visita de Lula para ser homenageado na nova bolsa¿. Disse que a homenagem reflete a respeitabilidade internacional que o Brasil adquiriu.

À noite, em jantar organizado pela Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos (Fenabrave), Meirelles indicou que os juros vão continuar subindo para conter a inflação. ¿O Banco Central diagnosticou a tempo o aumento da inflação e já está aplicando o remédio.¿

Depois do jantar, Meirelles participou do programa Roda Viva, da TV Cultura.

-------------------------------------------------------------------------------- adicionad