Título: Ala pró-Kassab dentro do PSDB diz temer fraude em favor de Alckmin
Autor: Amorim, Silvia; Reina, Eduardo
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/06/2008, Nacional, p. A4

Kassabistas pressionam por voto em papel, mas Executiva Municipal fecha questão para usar urna eletrônica

A cada dia parece ficar mais difícil um acordo no PSDB paulistano para que não haja disputa na convenção de domingo. Os dois grupos tucanos - os que defendem o apoio à reeleição do prefeito Gilberto Kassab (DEM) e os que querem candidatura própria com o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) - não se entendem nem sobre a forma da votação na convenção.

Kassabistas, alegando risco de fraude, pedem que os votos sejam em papel. Os alckmistas dizem não ter motivos para descartar as urnas eletrônicas usadas nas últimas convenções.

O pedido do grupo pró-Kassab foi encaminhado à Executiva Municipal do PSDB na segunda-feira. ¿Nós queremos ter segurança na fiscalização. A urna eletrônica não é a usada pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral). Temos mais certeza no papel¿, defendeu ontem o líder dos vereadores do PSDB, Gilberto Natalini. O vereador Juscelino Gadelha foi mais direto ao assunto. ¿O diretório contrata uma empresa para fazer a eleição (fornecer as urnas), quem vai controlar?¿, questionou.

CONTROLE

Para os articuladores da campanha de Alckmin, a intenção dos kassabistas é controlar o voto dos 1.344 delegados convencionais. ¿Eles querem é marcar os votos. Na urna eletrônica isso fica impossível¿, acusou o deputado Edson Aparecido.

Alckmistas dizem que a ala do partido favorável ao apoio a Kassab está pressionando tucanos que têm cargos na prefeitura a votar na chapa que traz o prefeito como candidato do PSDB. Essa chapa foi protocolada anteontem no partido com a assinatura de 424 delegados. ¿Muitos assinaram sob pressão e, como o voto é secreto no domingo, já nos garantiram que votarão na chapa do Geraldo. Temos 900, 1.000 votos¿, disse Aparecido.

A convenção será realizada na Assembléia Legislativa a partir das 9 horas de domingo. Segundo o TRE, os partidos são responsáveis pelo encontro e não cabe ao tribunal ceder as urnas auditadas pela Justiça Eleitoral para essa finalidade.

A Executiva Municipal se reuniu ontem à noite para discutir o assunto e fechou questão pela adoção do voto eletrônico. O presidente do PSDB paulistano, José Henrique Reis Lobo, disse que o voto em papel somente seria usado em ¿último caso¿. ¿A urna eletrônica sempre foi usada pelo PSDB e é a nossa primeira opção¿, disse. ¿É muito mais ágil e transparente. Não entendo por que agora querer mudar. Se o problema é a urna, eles que indiquem qual urna querem usar¿, provocou o deputado Júlio Semeghini. Segundo ele, os vereadores serão formalmente informados amanhã da decisão.

Lobo evitou polemizar sobre a apresentação da chapa oposicionista por 11 dos 12 vereadores do partido. ¿Eles exerceram um direito, mas, sem dúvida, nos pegou de surpresa porque todas as conversas indicavam que encontraríamos uma solução.¿

ALIANÇA

Alckmin recebe hoje o reforço do PHS. O partido, que descartou a candidatura da deputada Zulaiê Cobra, se unirá à coligação já apoiada por PTB, PSDC e PSL. Com isso, o tucano garante 6 minutos para a propaganda eleitoral no rádio e na TV.