Título: TSE discute como revelar políticos com ficha suja
Autor: Oliveira, Clarissa
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/06/2008, Nacional, p. A6
Sem poder para barrar a candidatura de políticos com ficha suja na Justiça, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começou a discutir ontem a possibilidade de divulgar na internet ou na TV a lista de processos contra cada candidato. A proposta partiu do presidente do tribunal, ministro Carlos Ayres Britto. Para ele, assim a Justiça Eleitoral poderia dar ao eleitor informações sobre os candidatos sem nenhum empecilho legal.
No dia 10, ao julgar uma consulta, o TSE concluiu que não poderia barrar candidatos que não tivessem condenação definitiva na Justiça. Britto foi um dos votos vencidos. Ontem, ao falar da proposta de divulgar os processos, ele explicou que a lei obriga candidatos a entregar certidão criminal ao TSE e essas informações são públicas. A idéia inicial era divulgar os dados pela internet, acessíveis a qualquer eleitor.
Antes de iniciada a sessão, os ministros levantaram problemas técnicos. Um é a digitalização dos documentos, que são entregues em papel. Caberia aos mais de 3.600 cartórios do País fazê-la e o temor é de que a descentralização leve a erros que comprometam os candidatos.
Outra dificuldade é operacionalizar a divulgação. Uma idéia é determinar aos partidos que divulguem as informações ou enviem documentos em meio digital. Isso evitaria o trabalho manual e possíveis erros na digitalização. O assunto será retomado na quinta-feira pelo TSE.
O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), fez ressalvas à idéia de Britto. ¿Tudo o que vier no sentido de permitir que cada cidadão faça sua escolha é positivo. Mas se o TSE se dá a essa tarefa, é preciso refletir. Em uma disputa, por exemplo, dois adversários podem vir a fazer denúncias, um contra o outro, usando isso. E isso poderá rebaixar a disputa eleitoral.¿
VICES
Ontem, os ministros do TSE aprovaram a inclusão da foto e dos nome dos candidatos a vice-prefeito nas urnas eletrônicas. Quando o eleitor escolher seus candidato a prefeito, automaticamente aparecerão as fotos e os nomes dele e de seu vice.
A intenção é estender isso para as eleições de 2010. Aí seriam incluídos os candidatos a vice-presidente, a vice-governador e a suplentes de senador.