Título: Planalto deve liberar campanha de ministros
Autor: Oliveira, Clarissa
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/06/2008, Nacional, p. A6
O Planalto deve liberar a participação de ministros nas campanhas eleitorais, mesmo em locais onde sua base estiver dividida. Na segunda reunião convocada pelo presidente Lula em nove dias a divergência na equipe continuou e agora a a tendência é a autorização para que todos subam nos palanques.
Na reunião, Lula queria saber como é possível impedir fraturas na base quando aliados estejam em campos opostos. Mais: avisou que fará ¿todos os esforços¿ para desatar nós e selar parcerias. Foi com esse raciocínio que reuniu depois líderes do bloquinho (PSB, PC do B e PDT) para discutir as eleições em São Paulo, Rio e Belo Horizonte.
O código de conduta divide os auxiliares de Lula, que prometeu decidir até o fim da semana. De um lado estão José Múcio Monteiro (Relações Institucionais), Nelson Jobim (Defesa) e Franklin Martins (Comunicação Social), para quem a participação de ministros nas eleições deve se restringir a seus Estados. Já Geddel Vieira Lima (Integração Nacional), Márcio Fortes (Cidades), Orlando Silva (Esporte) e Alfredo Nascimento (Transportes) pregam a liberação mesmo em cidades em que haja mais de um candidato da base.