Título: Festa sem Aécio sela aliança em BH
Autor: Marques, Bruno
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/06/2008, Nacional, p. A5
Principal articulador de Lacerda, governador mandou representante
BELO HORIZONTE
Convenção municipal do PSB, realizada ontem na Assembléia Legislativa de Minas, confirmou o nome de Márcio Lacerda, ex-secretário de Desenvolvimento Econômico do governo Aécio Neves, para concorrer à prefeitura da capital mineira nas eleições de outubro. O vice escolhido foi o deputado estadual Roberto Carvalho (PT).
A candidatura de Lacerda começou a ser costurada no fim do ano passado entre o tucano Aécio Neves e o atual prefeito petista Fernando Pimentel. O governador mineiro é o padrinho da candidatura de Lacerda. No entanto, como Aécio é um presidenciável do PSDB e se criou a expectativa de uma aliança com Pimentel na sucessão do tucano no governo de Minas, a direção nacional do PT considerou inaceitável uma parceria formal.
Assim, o governador mineiro só pôde apoiar a campanha informalmente, uma vez que a Executiva Nacional do PT não aprovou a aliança com os tucanos, a fim de impedir que a aliança gerasse ¿repercussão nacional¿.
Para o principal articulador político do governador, o secretário de Governo, Danilo de Castro, que participou da convenção representando o tucano, a única diferença causada pelo veto petista será o tempo na TV e os votos de legenda. ¿O governador trabalhará para eleger Márcio Lacerda¿, afirmou.
Segundo o prefeito Fernando Pimentel, que também compareceu à convenção, todas as tentativas de barrar a parceria formada por ele e pelo governador fracassaram. ¿Quem não é de Minas não conhece a realidade do Estado¿, disse.
Ao todo, 15 partidos oficializaram apoio à chapa formada por Márcio Lacerda e Roberto Carvalho. Além do PSB e PT, também estão na coligação PV, PTB, PMN, PP, PR, PSL, PT do B, PRP, PSC, PTN, PSDC, PPS e PSDB - o apoio dos dois últimos se dará de modo informal.
¿GENEROSIDADE¿
Durante a convenção, a expressão ¿generosidade política¿ foi várias vezes repetida pelos presentes, sob uma espécie de coro orquestrado, ao se referirem a Aécio. O governador optou por não lançar candidato próprio para a disputa, mesmo impedido de participar oficialmente da chapa de Lacerda.
A estimativa do presidente regional do PSB em Minas, deputado estadual Wander Borges, é de que o horário eleitoral gratuito de rádio e televisão destinado à Lacerda fique entre 9 e 10 minutos.
Outros cinco candidatos disputarão a Prefeitura de Belo Horizonte: Jô Moraes, pelo PC do B; Sérgio Miranda, pelo PDT, com apoio do PCB; Liliane Carneiro Costa, pelo PRTB; o deputado Gustavo Valadares, pelo DEM, e o deputado Leonardo Quintão, pelo PMDB. Bem relacionado com Aécio, Quintão não chega a ser um adversário autêntico de Lacerda. Ele até já prometeu ¿uma campanha de muito respeito ao governador, ao presidente Lula e ao próprio prefeito Pimentel¿.