Título: Mundo vai se curvar ao etanol, diz Lula
Autor: Froufe, Célia
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/06/2008, Economia, p. B3

No lançamento do novo Gol, presidente afirma que País vive ciclo virtuoso

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva mostrou-se muito entusiasmado durante o lançamento do novo Gol, na fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo, e ressaltou não só o fato de o projeto ser brasileiro, mas também o uso do combustível alternativo, o etanol.

¿Haverá um momento em que o mundo irá se curvar aos combustíveis renováveis e o Brasil vai poder vender mais¿, disse, arrancando aplausos da platéia. ¿O novo Gol será motivo de inveja para muitos países que pensam que são mais desenvolvidos do que o Brasil¿, disse.

Ele acrescentou que a criatividade do brasileiro não é apenas no futebol e no samba. Para ele, o Gol continuará sendo a ¿menina dos olhos¿ do Brasil e da América Latina. Lula lembrou que esteve no lançamento do primeiro motor flexfuel, em 2003. ¿Pouca gente acreditava, na época, que o carro pudesse usar esse combustível. Hoje, praticamente 100% da frota brasileira é bicombustível.¿

Lula lembrou também que ouviu muita choradeira dos empresários na ocasião. ¿Pareciam criança querendo mamar¿, disse. Segundo o presidente, sua única ação no momento foi pedir paciência, pois as coisas se resolveriam.

¿Hoje eu volto aqui e a indústria automobilística bate recordes de produção e de vendas¿, comemorou. ¿Isso é fruto da confiança dos empresários que aumentaram seus investimentos quando perceberam a estabilidade da economia.¿ Lula ressaltou que o País passa por um ciclo virtuoso, onde ganham empresas e trabalhadores.

Durante o lançamento do novo Gol, Lula desceu o pano que cobria o veículo de cor prata. Ele entrou no carro no lugar do motorista. Ao seu lado estava um dos diretores mundiais do grupo, Francisco Garcia Sanz. Lula também cumprimentou um a um os oito trabalhadores da montadora que participaram do evento representando todos os funcionários.

À FRENTE DA ALEMANHA

Também presente no lançamento, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, disse esperar que o Brasil ultrapasse a Alemanha na produção de veículos Volkswagen em todo o mundo já neste ano. ¿Estamos atrás da China e da Alemanha. Espero passar por um este ano e depois vencer a China¿, disse.

O ministro ressaltou que, até hoje, a Volkswagen produziu mais de 17 milhões de veículos dos mais variados modelos. Segundo ele, para o lançamento do novo Gol, a empresa investiu R$ 1,2 bilhão. A exemplo de Lula, Jorge lembrou que o Gol foi o primeiro veículo bicombustível do Brasil, lançado em 2003.

A partir de então, observou, esse combustível se tornou uma tendência. ¿A tecnologia foi desenvolvida aqui em São Bernardo e hoje somos destaque internacional pelo uso do etanol e pela produção de carros bicombustíveis.¿

Sobre a possibilidade de o País se tornar o segundo maior mercado da Volks, Garcia Sanz simplesmente disse que os índices recentes de produção e venda fortificam a posição do Brasil, que é o terceiro no ranking mundial da montadora.