Título: Com apoio quase certo do bloquinho, Marta ainda precisa convencer PSB
Autor: Oliveira, Clarissa
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/06/2008, Nacional, p. A10

Após semanas de empenho para vencer a resistência do deputado Aldo Rebelo (PC do B) e fechar aliança com o bloquinho no Congresso, o PT agora terá de convencer o PSB a endossar a candidatura da ex-ministra Marta Suplicy em São Paulo. Entre os quatro membros do grupo, os socialistas são o maior foco de resistência.

Ontem, PSB, PC do B, PDT e PRB reuniram-se com o PT municipal. O PSB foi o único a manter o tom de reivindicação. ¿Não estamos nos sentindo confortáveis nessa situação¿, disse o presidente local da sigla, vereador Eliseu Gabriel. O partido ameaça apoiar Soninha Francine (PPS). A união com o bloco dará a Marta quase 7 minutos na propaganda eleitoral gratuita. O PT, sozinho, tem cerca de 4 minutos.

Uma das queixas do PSB diz respeito ao impasse em Belo Horizonte. Socialistas querem que o PT retire o veto à aliança com o PSDB. ¿Não é tudo, mas ajudaria. Por que só a gente tem de ceder?¿, indagou Gabriel.

Dirigentes dos outros partidos do bloco diziam ontem que a aliança tende a ser oficializada na terça-feira, em nova reunião com o PT. ¿O acordo está fechado, mas falta resolver algumas pendências¿, disse o presidente municipal do PDT, Cláudio Prado. ¿Acho que a tendência é realmente esta¿, emendou a presidente do PC do B, Júlia Roland. Otimista, o presidente do PT municipal, José Américo, disse que a reivindicação do PSB é ¿natural em uma negociação¿.

Ontem, a exemplo do que fez Dilma Rousseff (Casa Civil), o ministro Fernando Haddad (Educação) esteve num seminário ao lado de Marta, em São Paulo, quando ela jogou no colo de Gilberto Kassab (DEM) e Geraldo Alckmin (PSDB) a responsabilidade por escolas de lata. ¿Encontrei escolas abandonadas, sem professores, sem material didático e as famigeradas escolas de lata que herdamos do governo Pitta, do qual o senhor Kassab foi peça fundamental como secretário de Planejamento¿, atacou, ressaltando que Alckmin ¿injustificadamente¿ as reproduziu.

¿Lamentavelmente a ex-prefeita Marta Suplicy demonstra desinformação sobre a rede estadual de ensino. A última escola de lata foi desativada em julho de 2004¿, reagiu Alckmin. ¿A ex-prefeita teve a oportunidade de acabar com escolas e salas de lata, mas ao fim de sua gestão deixou 75 mil crianças estudando nessa situação¿, disse o secretário municipal de Educação, Alexandre Schneider.

-------------------------------------------------------------------------------- adicionada no sistema em: 21/06/2008 01:50