Título: Por verba para RS, Simon faz vigília de 6 horas
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/06/2008, Nacional, p. A20

Senador teve ajuda de Heráclito Fortes durante sessão

Valeu a pena a vigília de seis horas que os senadores Pedro Simon (PMDB-RS) e Heráclito Fortes (DEM-PI) comandaram ontem no plenário do Senado, como forma de pressionar o governo a liberar o empréstimo de U$ 1,1 bilhão para o Rio Grande do Sul. Às 15h45 um funcionário do Palácio do Planalto chegou ao Senado com a mensagem, assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com a autorização para o empréstimo junto ao Banco Mundial. O dinheiro servirá para o pagamento de dívidas. ¿A burocracia foi vencida de forma espetacular. Foi um dia de vitória¿, festejou Simon.

Como o plenário estava vazio, a dupla foi obrigada a se revezar na tribuna, para evitar que a sessão caísse. Sem a solidariedade de Heráclito, Simon teria que sustentar sozinho a sessão, enquanto assessores da Fazenda e da Casa Civil tentavam agilizar a documentação. ¿Vou passar a bola para tu um pouco¿, disse a Heráclito o senador gaúcho, de 78 anos, antes de fazer rápida pausa para almoçar.

Ao final, as críticas ao governo se transformaram em palavras de agradecimento ao presidente Lula e à ministra Dilma Rousseff (Casa Civil).

Emocionado com o desfecho, Simon reconheceu que estava em uma encruzilhada. Se a mensagem não chegasse antes do encerramento da sessão, o empréstimo poderia ser inviabilizado, pois os prazos ficariam estreitos. Agora, a mensagem segue para a Comissão de Assuntos Econômicos.

Simon chegou ao plenário às 9h30, após receber do Tesouro Nacional a garantia de que o pedido seria enviado pela manhã. Mas passou a desconfiar quando a Procuradoria-Geral da Fazenda comunicou que a documentação só chegaria às 13 horas, horário esticado para as 15 horas.

¿Não vivi momento tão triste como este; tão grosseiro e tão vulgar. O Lula está numa vaidade exagerada, e temo porque parece que Sua Excelência é homem do bem e do mal. E a gente que o assessora vive momentos muito difíceis. Ah, prepotência e complexo de grandeza!¿, ironizou Simon. Já Heráclito cancelou três vôos para seu Estado para socorrer o colega. ¿Isso tudo serve de alerta ao governo federal para que não proceda assim outras vezes¿, disse.