Título: Reserva de Santos pode ser única
Autor: Lima, Kelly
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/06/2008, Economia, p. B8
Bacia teria um só campo de petróleo e gás na região
O bloco onde foram anunciadas as descobertas dos campos de Carioca e Guará ( BMS-9), na Bacia de Santos, tem mais cinco projetos que podem comprovar a existência de uma reserva única de petróleo e gás na região.
Relatório divulgado ontem pelo Banco Credit Suisse aponta que os novos prospectos, chamados de Iguaçu, Complex, Tupã, Abaré, e Abaré Oeste, podem confirmar reservas superiores às de Tupi, onde a Petrobrás já identificou potencial de até 8 bilhões de barris de óleo equivalente.
A Petrobrás também começou a perfurar na camada pré-sal da Bacia de Santos, em outros dois blocos, em águas rasas - lâmina d¿água abaixo de 500 metros. Atravessando as rochas, porém, as sondas atingirão profundidade superior a 6 mil metros.
Segundo o relatório, há similaridade em todos os poços na região. Especialistas estimam que essas reservas podem se estender além dos limites do bloco, o que confirmaria a tese de que há um único campo na área, que inclui os quatro blocos (BM-S-8, BM-S-9, BM-S-21 e BM-S-22), que hoje compõem a estrutura chamada Pão de Açúcar e, ainda, a de Tupi.
Na prática, segundo o geólogo Giuseppe Baccocolli, essa confirmação exigiria a reunião das reservas numa concessão única, hipótese que vem sendo levantada no mercado. Ele lembra que não haveria necessidade de novos contratos, apenas formar uma empresa internacional única, composta pela Petrobrás, BG, Shell, Repsol, Galp, Exxon e Amerada Hess.
-------------------------------------------------------------------------------- adicionada no sistema em: 21/06/2008 02:06