Título: BC diz que inflação vai cair só no 4º trimestre
Autor: Oliveira, Ribamar
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/06/2008, economia, p. B5

Pelas projeções da instituição, IPCA em 12 meses terá pico no 3.º trimestre

O quadro inflacionário continuará se deteriorando até o fim do terceiro trimestre do ano, quando a inflação em 12 meses, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), atingirá 6,3%, de acordo com projeção apresentada ontem pelo Banco Central (BC). A partir do último trimestre, o cenário do BC aponta para uma tendência de queda do índice, que chegará a 4,7% no fim de 2009.

O diretor de Política Econômica do BC, Mário Mesquita, explicou que existe uma defasagem entre a elevação da taxa de juros e os ganhos no combate à inflação, não apenas no Brasil. ¿O Banco Central não espera que a política monetária tenha efeitos instantâneos¿, disse. O primeiro efeito ocorre, segundo Mesquita, sobre as expectativas dos agentes econômicos e, somente depois, sobre a demanda agregada da economia.

Um estudo do BC apresentado ontem por Mesquita, junto com o Relatório de Inflação relativo ao segundo trimestre, mostra que, quando a autoridade monetária atua de forma preventiva, elevando os juros antes que o processo inflacionário se dissemine, a duração do aperto monetário é menor.

A análise feita com 22 casos de atuações preventivas do Banco Central, em vários países do mundo, mostrou que a duração média do aperto é de 17,3 meses. Na análise de 28 casos em que as atuações do Banco Central foram reativas, a duração do aperto foi de 21,5 meses. Nos casos preventivos, o período médio para controlar a inflação foi de 20,4 meses e, nos casos reativos, de 26,4 meses. A atuação preventiva reduziu também, segundo o estudo, a intensidade da elevação do juro.

Mesquita alertou que a divulgação desse estudo não deve ser entendida como uma indicação da tendência futura da política monetária brasileira. Como no atual surto inflacionário, o BC atuou de forma preventiva, alguns poderiam entender que o prazo do aperto monetário duraria 17,3 meses.

Alguns analistas acreditam que a rápida deterioração das expectativas inflacionárias mostra que o BC errou na dosagem do combate à inflação. Mesquita rebateu essa crítica e disse que o BC adotou as medidas ¿que julgou cabíveis¿ de acordo com os dados disponíveis.