Título: Mendes pede punição a abusos de autoridade
Autor: Recondo, Felipe
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/07/2008, Nacional, p. A9

Crítico das ações midiáticas da Polícia Federal, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, sugeriu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que mande ao Congresso uma nova lei para punir casos de abuso de autoridade, incluindo o vazamento de informações de investigações sigilosas.

A intenção é coibir a divulgação de dados que possam comprometer figuras públicas. O caso mais recente atingiu o ex-presidente do Supremo ministro Carlos Velloso, intimado por suposto envolvimento com prefeitos que desviaram recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Gilmar Mendes foi alvo indireto de um vazamento na Operação Navalha, da PF. O nome de um homônimo veio a público, numa lista de beneficiários de mimos da Gautama. "A intenção era me atingir", disse. "Quem faz isso não é agente público, é gângster."

Em São Paulo para um seminário do PT, o ministro da Justiça, Tarso Genro, concordou que um vazamento como esse pode ser considerado "coisa de gângster". Mas garantiu: "Quanto à Polícia Federal, ele pode ficar absolutamente tranqüilo. Lá não tem vazamento."