Título: Kassab deve ficar com dobro do tempo de Alckmin na TV
Autor: Brandt, Ricardo
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/07/2008, Nacional, p. A6

Prefeito contará com 8 minutos, contra 4 do tucano e 6 de Marta; candidaturas foram formalizadas ontem

O prefeito Gilberto Kassab (DEM) será o candidato com maior tempo de televisão na disputa pela Prefeitura de São Paulo. Seu espaço reservado no horário eleitoral gratuito será o dobro do obtido pelo seu rival direto, o candidato do PSDB, Geraldo Alckmin.

Por conta das coligações obtidas, o prefeito terá aproximadamente 8 minutos e 30 segundos por programa de TV, contra 4 minutos e 18 segundos do tucano. O cálculo foi feito pelo Estado após a confirmação oficial, ontem, das candidaturas. Ao todo, 11 nomes foram registrados. O tempo oficial ainda será divulgado pela Justiça Eleitoral.

A candidata do PT, a ex-prefeita Marta Suplicy, é a segunda candidata com maior tempo em TV. Serão 6 minutos e 40 segundos, aproximadamente, por programa. Pela regra, serão dois programas por dia de 30 minutos cada. As propagandas de candidatos a prefeito vão ao ar dia sim dia não, alternando com as propagandas dos candidatos a vereador.

A vantagem do prefeito em relação aos adversários está diretamente relacionada à coligação com o PMDB. Como o cálculo do espaço no horário gratuito está vinculado ao tamanho das bancadas na Câmara dos Deputados, o acordo entre as legendas foi estratégico.

O DEM espera usar o tempo obtido no horário gratuito para reverter a desvantagem de Kassab em relação a Marta e Alckmin. Enquanto seus adversários já passam a casa dos 30% nas pesquisas, ele apresenta 13% das intenções de voto até agora.

Os candidatos Paulo Maluf (PP), Sônia Francine (PPS) e Ivan Valente (PSOL) terão entre 1 minuto e 30 segundos e 2 minutos e 30 segundos, cada.

NANICOS

O tempo restante será dividido entre cinco nanicos. Três deles terão direito a apenas 54 segundos, pois seus partidos não tiveram representantes eleitos para a Câmara em 2006, ficando excluídos do cálculo: Edmilson Costa (PCB), Levy Fidélix (PRTB) e Anaí Caproni (PCO).