Título: Carvalho prometeu a petista ajudar Dantas
Autor: Godoy, Marcelo; Pereira, Rodrigo
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/07/2008, Nacional, p. A6

Em telefonema, chefe de gabinete da Presidência garante apoio a Greenhalgh em sua missão de obter acesso às investigações da PF

O chefe de gabinete da Presidência, Gilberto Carvalho, prometeu ajudar o advogado e ex-deputado do PT Luiz Eduardo Greenhalgh, o Leg, em sua missão de obter informações sigilosas que permitissem ao banqueiro Daniel Dantas ter acesso às investigações da Polícia Federal. ¿Ah, eu vou ver¿, disse Carvalho a Greenhalgh, em telefonema recente feito pelo advogado para Carvalho, homem de confiança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A Procuradoria da República não comenta o conteúdo da conversa. O procurador Rodrigo de Grandis limitou-se a dizer que, infelizmente, a prisão de Greenhalgh não foi decretada. Para ele, isso era necessário para investigar possível advocacia administrativa cometida por Carvalho. Em sua manifestação, ele afirma não ter dúvidas de que Greenhalgh integrava a organização criminosa chefiada pelo dono do Opportunity.

O procurador queria saber, ainda, se o advogado havia de fato recebido informações sigilosas de que Carvalho teve conhecimento, em função do cargo. O Estado informou ontem que Greenhalgh havia pedido a Carvalho que levantasse o nome do delegado responsável pela apuração, o número do inquérito e qual o objeto da investigação aberta pela Polícia Federal, a pedido da procuradoria. O diálogo foi interceptado pela PF com autorização da 6ª Vara Criminal Federal de São Paulo.

Segundo relatório que a PF apresentou ao juiz Fausto Martin De Sanctis, Greenhalgh, que era conhecido na suposta quadrilha pelo codinome Gomes, faria lobby para o grupo de Dantas ¿junto a altas autoridades do Poder Executivo e a empresas estatais, dentre elas o Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES)¿.

¿Nos dias atuais (Greenhalgh e outros supostos lobistas de Dantas) estariam empenhados na obtenção de informações sigilosas junto à Polícia Federal e ao Poder Judiciário relativas à suposta investigação criminal empreendida em face de seu contratante, Daniel Dantas, com vistas a coarctar a regular atuação estatal¿, afirmou De Sanctis no despacho em que decretou a prisão de 24 dos 34 investigados.

REAÇÃO

O ex-deputado petista reagiu anteontem à acusação feita pela PF. Em nota, Greenhalgh afirmou: ¿Nem mesmo durante a ditadura militar fui envolvido numa investigação por conta de minha atuação na defesa de meus clientes.¿ Segundo ele, ¿a violação às prerrogativas do advogado é prática inadmissível no Estado Democrático de Direito¿.

O ex-deputado admitiu que havia sido contratado por Dantas para defendê-lo, como advogado criminalista. ¿Atividade que exerço há mais de 30 anos¿, frisou. A exemplo de outros acusados na Operação Satiagraha, o petista reclamou pelo fato de que não havia obtido acesso aos autos: ¿O que sei foi pela imprensa e pela entrevista dos promotores.¿

A assessoria do Palácio do Planalto informou ontem que Carvalho está em férias e não foi localizado para comentar o caso.