Título: Líder venezuelano fala com Ingrid e se dispõe a mediar paz
Autor: Netto, Andrei
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/07/2008, Internacional, p. A15

Chávez diz que ex-refém lhe telefonou pedindo apoio aos esforços pelo fim do conflito e afirma estar `às ordens¿

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse ter conversado ontem por telefone com a ex-refém das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) Ingrid Betancourt, que pediu apoio em sua luta pela paz na Colômbia.

¿(Ingrid) me pediu para continuarmos lutando, agora em coordenação com ela¿, disse Chávez durante uma cerimônia militar. ¿Eu estou às ordens. Tomara que possamos, peço a Deus, ajudar não só na libertação de todas as pessoas que estão em poder da guerrilha, mas também na instalação de uma mesa para negociações de paz¿.

Segundo Chávez - que mediou a libertação, no início do ano, de seis reféns das Farc -, Ingrid lhe telefonou à tarde e a conversa durou pouco mais de meia hora.

Depois dos seis anos, quatro meses e nove dias distantes, Melanie e Lorenzo, filhos da ex-refém, temem pela segurança da mãe e defendem sua permanência em Paris. Uma semana depois do fim do seqüestro de Ingrid, os jovens dormem tarde à espera do fim da agenda da mãe, além de ansiarem por férias, afirmou ao Estado Melanie Delloye-Betancourt, de 22 anos.

Melanie disse que sua mãe atendeu aos pedidos da família para não voltar imediatamente à Colômbia: ¿Não é o melhor momento. É preciso não se precipitar, ser prudente, porque sua segurança está mesmo em jogo.¿

Segundo Melanie, o tempo próximo à mãe ainda não foi suficiente para contar as histórias vividas durante o afastamento de seis anos. ¿Dormimos tarde porque conversamos longamente todas as noites. Estamos vivendo um momento muito intenso.¿

Na segunda-feira, Ingrid participará das comemorações do 14 de Julho, dia da queda da Bastilha. Em seguida, deixa Paris para um local não divulgado. Ela deve aproveitar o período de férias universitárias na Europa e nos EUA (onde Melanie estuda) para se dedicar aos filhos.

CRISE CONJUGAL

Ainda ontem, o publicitário colombiano Juan Carlos Lecompte, marido de Ingrid, reconheceu que seu casamento de oito anos atravessa ¿uma situação complicada¿. Ele disse que ¿pode ocorrer¿ uma separação.