Título: Lula reafirma compromisso com Timor Leste
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/07/2008, Nacional, p. A20

Em Díli, presidente diz que timorenses têm mostrado maturidade e democracia está revigorada

Em discurso realizado ontem no Parlamento de Timor Leste, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou o compromisso do Brasil de apoiar o desenvolvimento da ex-colônia portuguesa. Lula disse que o povo timorense tem demonstrado ¿maturidade¿ e a democracia local está ¿revigorada¿.

¿No ano passado, em meio a grandes dificuldades, o Timor realizou eleições parlamentares e presidenciais, no primeiro pleito nacional soberano. No início deste ano, os timorenses souberam responder com serenidade e equilíbrio ao ato de violência contra o presidente (José) Ramos-Horta¿, afirmou Lula. Ramos-Horta foi ferido com três tiros em fevereiro, num ataque de militares rebeldes.

Apesar de a língua oficial ser o português, o discurso de Lula teve tradução simultânea para boa parte dos parlamentares. ¿A maioria das pessoas no Timor só entende o tétum¿, explicou um dos técnicos do Parlamento, diante do constrangimento de diplomatas timorenses. Durante a visita de menos de 24 horas, Lula assinou seis acordos de cooperação com o país . ¿O Brasil ajudará o Timor no que for possível¿, disse Lula, que se reuniu com Ramos-Horta e com o primeiro-ministro Xanana Gusmão.

FRUSTRAÇÃO

Assessores dos chefes de Estado do Brasil e de Timor disseram ontem à agência Lusa que estavam ¿frustrados¿ com o que classificaram de ¿falta de preparação¿ do governo timorense para o encontro. A impressão comum foi a de que o Timor perdeu uma ¿oportunidade rara¿ de negociar com o presidente do Brasil. Segundo fontes ouvidas pela Lusa, o governo brasileiro estava preparado para oferecer mais e teria se surpreendido com as ¿ambições limitadas do Timor¿.

O resultado, segundo um assessor brasileiro, que não quis se identificar, foi um ¿pacote de protocolos que não têm o impacto da grande estratégia que o Brasil está aberto a apoiar¿. A escala rápida em Timor Leste foi parte de uma viagem pelo Sudeste Asiático, que incluiu visitas ao Vietnã e ao Japão. De Timor, Lula seguiu para a Indonésia.