Título: Acordo na CPI exclui convocação de Greenhalgh
Autor: Scinocca, Ana Paula
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/07/2008, Nacional, p. A9

Acerto entre base e oposição ainda deixou de fora Nahas e Gushiken; apenas requerimento de Dantas será votado

Maioria na CPI dos Grampos da Câmara, o governo manobrou e conseguiu ontem fechar acordo para tirar da pauta a votação dos requerimentos que pediam a convocação do ex-ministro Luiz Gushiken (Comunicação Social), do investidor Naji Nahas e do ex-deputado Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP). Este último foi flagrado em conversa telefônica na Operação Satiagraha, da Polícia Federal, pedindo ao chefe de gabinete da Presidência, Gilberto Carvalho, para "dar uma olhada lá" no andamento da investigação contra o banqueiro Daniel Dantas.

Com 8 dos 22 integrantes da comissão, a oposição teve que ceder à pressão governista, mas conseguiu manter em pauta a votação do requerimento que convoca Dantas, o delegado que comandou o inquérito, Protógenes Queiroz, e o juiz da 6ª Vara Criminal Federal, Fausto Martin De Sanctis - responsável pelos pedidos de prisão da Satiagraha.

A votação dos três requerimentos e de outros pedidos de informação foi adiada de ontem para hoje porque, até as 16 horas - uma hora e meia após a sessão da CPI ter começado -, acordo entre base e oposição não havia sido fechado e teve início, em plenário, a orrdem do dia.

A pressão para tirar de pauta as convocações de Gushiken, Greenhalgh e Nahas começou logo que a sessão foi aberta. O relator da CPI, deputado Nelson Pellegrino (PT-BA), advertiu para a necessidade de a comissão não sair do foco, sob o risco de desvirtuar o rumo dos trabalhos. Ele justificou a não-votação dos pedidos alegando que os três não foram vítimas de escuta ilegal, objeto da discussão.

Mas, ao ser advertido por jornalistas de que foi o próprio Gushiken quem se declarou vítima de grampo por parte da Kroll, contratada por Dantas, Pellegrino desconversou. Diante da insistência dos repórteres, disse que, "mais adiante, se for detectada realmente a necessidade de o ex-ministro ser ouvido", ele será convocado.

Às moscas desde que foi instalada, em dezembro, ontem a CPI estava lotada, de carona na divulgação da Satiagraha para sobreviver.

Responsável pela apresentação dos principais requerimentos de convocação, o deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR) avaliou que não havia outra saída. "Era tudo ou nada. Fizemos o acordo e pelo menos vamos conseguir trazer o Daniel Dantas", afirmou. Ele não descartou a possibilidade de a oposição batalhar para a criação de nova CPI, mas advertiu ser mais fácil aproveitar a comissão já iniciada. "Temos de ser realistas. As CPIs estão mais previsíveis e o governo tem conseguido maioria sempre", disse.

A sessão de hoje está marcada para as 10 horas. Mesmo que aprovados os requerimentos, é grande a possibilidade de convocações só ocorrerem em agosto, já que na sexta começa o recesso no Congresso. Fruet prometeu tentar fazer com que a CPI funcione durante as férias. Mas, pela disposição dos colegas, dificilmente terá êxito.