Título: CUT pede impeachment de Gilmar Mendes
Autor: Costa, Rosa e Felipe Recondo
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/07/2008, Nacional, p. A8

A Central Única dos Trabalhadores do Distrito Federal protocolou ontem na Secretaria-Geral do Senado o pedido de impeachment do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes. Assinado pelo secretário de Comunicação da entidade, Cícero Batista Rola, o pedido afirma que o ministro tomou decisões ¿de modo incompatível com a honra, dignidade e decoro de suas funções, ao agir de forma não esperada por um magistrado¿.

Para a CUT, as decisões de Gilmar Mendes violaram a independência do exercício da magistratura ao determinar a instauração de inquérito contra o juiz Fausto De Sanctis, da 6ª Vara Federal de São Paulo, que mandou prender o banqueiro Daniel Dantas e outros investigados pela Operação Satiagraha, da Polícia Federal.

A central avalia que, ao ¿intimidar¿ o magistrado e liberar os envolvidos no suposto esquema criminoso do Opportunity, Mendes criou dificuldades para o prosseguimento da operação policial.

O presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN) já antecipou serem mínimas as chances de o pedido ser aceito.

O presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Mozart Valadares, divulgou nota ontem em que critica a iniciativa da CUT. A nota afirma que o pedido de impeachment não pode ser usado para contestar decisões judiciais. ¿A independência dos seus ministros e o teor das suas decisões judiciais não podem ser alvos de qualquer tipo de censura ou represália, muito menos objeto de pedido de impeachment.¿