Título: Milhões pedem paz na Colômbia
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/07/2008, Internacional, p. A12

Mais de 90 cidades de 4 continentes são palco de manifestações pela libertação de todos os reféns da guerrilha

Mais de 2 milhões de colombianos, usando camisetas brancas e carregando bandeiras da Colômbia, saíram ontem às ruas de várias cidades pedindo o fim dos seqüestros e a libertação de todos os reféns em poder da guerrilha e de outros grupos ilegais. Só as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) têm mais de 700 reféns.

A principal manifestação reuniu 1 milhão de pessoas em Bogotá, que marcharam da Avenida Reforma, no sul da capital, até o Obelisco. Em Medellín, a manifestação pela paz reuniu 500 mil pessoas. Marchas nas cidades colombianas de Cali, Manizales e Barranquilla reuniram mais de 200 mil cada uma. O presidente Álvaro Uribe declarou que era hora da paz definitiva na Colômbia.

Manifestações também foram realizadas em mais de 90 cidades espalhadas pelo mundo, entre elas Londres, Miami, Pequim, Bogotá, Sydney, Nova York e Washington.

Em Paris, a ex-candidata presidencial colombiana Ingrid Betancourt dirigiu uma mensagem ao novo líder das Farc, pedindo que negocie com Uribe. ¿Alfonso Cano, onde quer que esteja, veja esta Colômbia, olhe a mão estendida de Uribe, entenda que já não é hora de derramar mais sangue, é hora de trocar os fuzis por rosas¿, disse Ingrid, resgatada no dia 2, após seis anos como refém das Farc. Emocionada, ela destacou a data, dia da independência colombiana, para exaltar a liberdade diante de 10 mil pessoas na Praça de Trocadéro.

Um líder da Frente 53 das Farc, comandada por Mono Jojoy, disse que o grupo quer negociar com os generais colombianos, publicou ontem o jornal El Nuevo Herald, de Miami. A declaração foi feita ao jornalista Steve Salisbury, que se encontrou com o rebelde.