Título: Mensalão levou 8 meses para chegar ao Supremo
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/07/2008, Nacional, p. A14

O procurador-geral da República, Antônio Fernando de Souza, precisou de oito meses para apresentar ao Supremo Tribunal Federal (STF) a denúncia contra os 40 acusados de envolvimento no escândalo do mensalão. No dia 30 de março de 2006, ele enviou à corte a representação na qual acusava de crimes como formação de quadrilha e corrupção importantes personagens do governo Lula, como o ex-ministro José Dirceu e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, além do publicitário Marcos Valério.

O STF a recebeu em agosto de 2007, um ano e meio depois de oferecida. O prazo foi consumido com a apreciação de dezenas de petições de advogados, notificação das partes, exame de documentos, pedidos de vista e apresentação de defesas prévias, entre outros andamentos.

Por envolver denúncias diferentes, o caso do mensalão é considerado complexo. O procurador-geral priorizou a linha de investigação mais avançada. Além das contribuições da Polícia Federal, a apuração do esquema de pagamentos à base governista por intermédio das empresas de Valério foi municiada por um inquérito pré-existente aberto em Minas Gerais e pela documentação da CPI dos Correios.

Souza postergou o caso do mensalão mineiro. O suposto esquema de financiamento ilegal de campanhas eleitorais, entre elas a do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) ao governo de Minas, cuja investigação começou em dezembro de 2005, só foi denunciado em novembro de 2007.

Sobre a demora, o procurador-geral costumava observar: "O prazo da Justiça não é o prazo da mídia. Apresentarei a denúncia quando tiver elementos suficientes."