Título: Kassab confronta Marta na saúde
Autor: Moacir Assunção
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/08/2008, Nacional, p. A13

O prefeito Gilberto Kassab (DEM), candidato à reeleição, desafiou ontem, em seu site de campanha e em entrevista coletiva, a adversária e ex-ministra do Turismo Marta Suplicy (PT) a provar que criou mais leitos hospitalares que a sua administração. De acordo com Kassab, em seu governo foram criados 470 leitos, ante nenhum nas administrações Marta e Celso Pitta. O ex-secretário de Saúde de Marta e atual secretário do Verde e Meio Ambiente, Eduardo Jorge, que o acompanhava na vistoria de parques na zona leste, confirmou os números.

"Espero que ela me responda ainda hoje, para que a gente possa comparar as administrações. Democracia é isso", provocou Kassab. Em desvantagem nas pesquisas - aparece atrás de Marta e do ex-governador tucano Geraldo Alckmin - e ainda pouco conhecido do eleitorado, Kassab vem adotando a estratégia de confrontar realizações de sua gestão com as anteriores. Ontem, ele avisou que lançará um desafio por dia, justamente para comparar as administrações.

O presidente municipal do PT, José Américo Dias, disse que Kassab tem interesse em polemizar com a ex-prefeita Marta, mas ela não "entrará nesse jogo", até porque o prefeito não é seu adversário principal. Em relação ao ex-secretário, afirmou: "O dr. Eduardo Jorge deve saber que, no período de dois anos em que ficou à frente da pasta, não deve ter criado muita coisa, mas depois foi substituído pelo dr. Gonçalo Vecina, que deu nova dinâmica à secretaria, criando muitos leitos."

Kassab, que passou toda a manhã de ontem na zona leste, vistoriando os parques lineares ao lado dos córregos Aricanduva e Rapadura, também criticou o presidente do Sindicato dos Médicos, Cid Carvalhes, que questionou a informação de que a gestão atual teria contratado 3.800 médicos. Esse foi um dos dados apresentados por Kassab no debate promovido na quinta-feira à noite pela Band, o primeiro desta eleição municipal de São Paulo na TV.

Segundo Carvalhes, foram abertos dois concursos, com um total de 400 vagas, mas não houve interessados porque o salário-base oferecido (R$ 881) era muito baixo. "Vamos fazer uma conta rápida. Criamos dois grandes hospitais, em Cidade Tiradentes, zona leste, e M?Boi Mirim, na zona sul. E implantamos 110 Amas (unidades da Associação Municipal de Assistência Social). É claro que contratamos perto de 4 mil médicos para esses locais", disse o prefeito. "Acho que falta informação ao presidente do sindicato."

LÍDER DE KASSAB

Alckmin participou ontem de um evento político no Brooklin, na zona sul, com o vereador José Police Neto, o Netinho (PSDB), líder do governo Kassab na Câmara. "Até hoje só tive um partido, o PSDB, assim como Netinho", declarou o candidato.

Netinho também se explicou. "Continuamos apoiando o prefeito nas atividades administrativas, mas na atividade partidária ninguém está proibido de apoiar o candidato do seu partido", disse ele, frisando que todos estarão juntos no segundo turno.

Pela manhã, outro vereador do PSDB, Gilson Barreto, participara de um evento com Kassab. "Não vejo problema nisso", rebateu Alckmin. Hoje, anunciou, o mesmo parlamentar participará de uma atividade da campanha tucana na zona leste. "