Título: Ministros de Lula se multiplicam pelos palanques
Autor: Pompeu, Carmem
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/08/2008, Nacional, p. A8

Dilma, Tarso, Lupi, Alfredo Nascimento e Nilcéa Freire reforçam campanha de candidatos aliados nos Estados

Superada a polêmica se deveriam ou não subir em palanques regionais, os ministros do governo Lula já estão em pleno ritmo de campanha País afora. Em Fortaleza, o titular do Trabalho, Carlos Lupi, cumpriu ontem agenda oficial, mas aproveitou para reforçar a campanha da senadora Patrícia Saboya (PDT) à prefeitura. Nos últimos dias, Alfredo Nascimento (Transportes), Dilma Rousseff (Casa Civil), Tarso Genro (Justiça), Paulo Bernardo (Planejamento), Nilcéa Freire (Secretaria das Mulheres) e Fernando Haddad (Educação) também cumpriram ou marcaram eventos de apoio a afilhados ou aliados, em quatro Estados.

Lupi participou, na Câmara dos Dirigentes Lojistas, da assinatura de um plano de qualificação profissional que beneficiária 1.400 jovens. Sempre ao seu lado, Patrícia aproveitou para fazer campanha: afirmou esperar pelo início da propaganda no rádio e na TV, na semana que vem, para ¿tocar o coração das pessoas¿. Segundo pesquisa Vox Populi divulgada nesta semana, Patrícia está em terceiro lugar na corrida municipal.

Tanto Patrícia como Luizianne fazem parte da base aliada e apresentam-se como ¿a candidata do Lula¿. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já avisou, porém, que não subirá no palanque de nenhuma delas, apesar de ter viagem agendada para o Ceará no próximo dia 20, onde inaugura uma usina de biodiesel, em Quixadá, e um terminal de gás, em Caucaia.

Outra saia-justa para o presidente é a eleição em Manaus, onde apóia o candidato oficial do PT, o deputado Francisco Praciano, um dos últimos colocados. Na última eleição, porém, apoiou o atual prefeito Serafim Corrêa (PSDB), que disputa a reeleição. Sem as amarras do presidente, Nascimento viajou para Manaus nos últimos dois finais de semana para dar apoio e fazer caminhadas ao lado de Omar Aziz (PMN).

JANTAR COM DILMA

Para reforçar o caixa em Curitiba, o PT local promove amanhã um jantar, no Restaurante Madalosso, com Dilma Rousseff - visita articulada por Paulo Bernardo, marido de Gleisi Hoffmann, candidata petista à prefeitura. A presença ilustre encorajou os organizadores a cobrarem R$ 1 mil de cada convidado.

O coordenador da campanha, André Passos, espera arrecadar R$ 500 mil. A titular da Casa Civil deverá falar aos participantes sobre a conjuntura nacional. ¿Dilma tem relações ideológicas e partidárias com a Gleisi, mas também há um estreitamento administrativo¿, explicou Passos.

Na manhã de sábado está prevista, ainda, uma caminhada com a ministra pelo calçadão da Rua 15 de Novembro, com provável discurso no local conhecido como Boca Maldita. O PT espera impulsionar a candidatura de Gleisi com outros personagens conhecidos, como o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), nos dias 22 e 23, e Tarso Genro, em data a ser definida.

A TODO VAPOR

Em Porto Alegre, a participação de ministros está mais intensa. A deputada Maria do Rosário, candidata do PT em Porto Alegre, tem se apresentado como a legítima representante de Lula na disputa local e faz questão de ter pelo menos um integrante do governo a seu lado nas atividades dos finais de semana.

No lançamento da campanha, no início do mês, apareceu com Dilma e Tarso. No último dia 10, passeou com a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva. No próximo fim de semana, espera Nilcéa Freire, e no dia 31, Fernando Haddad.

¿Não vamos parar de agendar atividades com ministros, que virão a Porto Alegre mostrar que Maria do Rosário, por ser a candidata do presidente, é um diferencial a favor da cidade¿, afirma o coordenador de comunicação da campanha, Rodrigo Oliveira.

Os ministros também participarão de campanhas no interior do Rio Grande do Sul. Tarso, por exemplo, vai para duas cidades da zona sul do Estado no próximo sábado - Pelotas e Rio Grande. Dilma pedirá votos para o PT em Caxias do Sul.