Título: Alckmin obtém apoio de FHC, mas ainda falta Serra
Autor: Amorim, Silvia
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/08/2008, Nacional, p. A8

Ex-presidente se reúne com candidato hoje e situação fica constrangedora para governador

O candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, Geraldo Alckmin, recebe hoje o apoio do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso à sua campanha. O encontro será no comitê eleitoral do tucano e promete deixar ainda mais constrangedora a situação do governador José Serra (PSDB) nesta eleição. ¿Eu vou fazer uma campanha agregando, somando. Quem melhor do que o presidente Fernando Henrique?¿, disse Alckmin.

Das principais lideranças nacionais do PSDB, só falta Serra aparecer ao lado de Alckmin. Dividido entre as candidaturas do prefeito Gilberto Kassab (DEM), seu vice na prefeitura, e de Alckmin, o governador tem optado por ficar longe dos dois palanques.

No primeiro mês de campanha o maior apoio do tucanato a Alckmin veio de fora de São Paulo. Fizeram campanha pelo tucano os governadores Aécio Neves (Minas) e José Anchieta (Roraima), o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), os senadores Tasso Jereissati (PSDB-CE), Marisa Serrano (PSDB-MS), Arthur Virgílio (PSDB-AM) e alguns prefeitos do partido, entre eles, Beto Richa (Curitiba).

Alckmin responde sempre com a mesma frase às perguntas sobre a ausência de Serra na sucessão paulistana. ¿Ele está com a gente, discursou na convenção e tem ajudado bastante¿, repete.

A visita de FHC foi uma iniciativa do ex-presidente. Incomodado com as notícias de que não havia aparecido ainda na campanha do tucano, ele telefonou para Alckmin e disse que a participação dependia apenas de um convite dele. ¿Vou dividir amanhã (hoje) um café com o presidente Fernando Henrique. É o café solidário¿, disse o tucano, que, por recomendação médica, precisa reduzir o consumo de café.

PROGRAMA DE GOVERNO

Alckmin prometeu ontem divulgar seu programa de governo até o fim da semana. As propostas serão apresentadas, ponderou o tucano, aos poucos. ¿O programa está praticamente pronto. Dentro de dois dias vou começar a divulgar¿, afirmou, durante caminhada no Cambuci.

Depois de um mês de campanha, nenhum dos principais postulantes a prefeito apresentou seu plano de governo para a cidade. A candidata do PT, Marta Suplicy, marcou para amanhã a apresentação do documento. Kassab não tem previsão para o lançamento do material.

¿Não vou fazer campanha contra ninguém. Vou fazer campanha propositiva¿, afirmou Alckmin sobre a nova fase da campanha que se inicia na próxima semana com o horário eleitoral gratuito.