Título: CPI quer fazer acareação
Autor: Ruhman, Carolina
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/08/2008, Nacional, p. A4

A CPI dos Grampos, na Câmara, quer uma acareação entre o banqueiro Daniel Dantas e o delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz. O requerimento solicitando o confronto de versões dos dois foi protocolado ontem, na secretaria da comissão, pelo deputado Raul Jungmann (PPS-PE). ¿Dantas fez acusações gravíssimas a Protógenes e só tem um jeito de descobrirmos quem está falando a verdade. Temos de colocar um na frente do outro¿, defendeu Jungmann.

Também ontem ficou definida a data do depoimento do diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Paulo Lacerda, na comissão. O presidente da CPI, deputado Marcelo Itagiba (PMDB-RJ), marcou para quarta-feira a vinda de Lacerda ao Congresso.

Foi o próprio chefe da Abin quem se pôs à disposição para comparecer à CPI. Lacerda foi acusado por Dantas de ter ¿orquestrado¿ a Operação Satiagraha contra ele por vingança. Lacerda também quer esclarecer denúncias de que a Abin teria monitorado o gabinete do presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, durante a Operação Satiagraha. Na quarta-feira, ao ser informado da acusação de Dantas, Lacerda reiterou seu desejo de ir ao Congresso.

O diretor-geral da Abin, que é ex-diretor da PF, quer, além de se defender das acusações, explicar aos integrantes da comissão detalhes sobre a atuação da agência em operações policiais. Na semana passada, também em depoimento à CPI, Protógenes confirmou que agentes da Abin participaram da Operação Satiagraha, embora não formalmente.