Título: FHC aparece com Alckmin; Serra, com Kassab
Autor: Amorim, Silvia ; Brandt, Ricardo
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/08/2008, Nacional, p. A10

Governador, que queria apoio do PSDB à reeleição do prefeito, ainda não dividiu nenhum evento com tucano

Silvia Amorim e Ricardo Brandt

No mesmo dia em que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso declarou apoio ao candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, Geraldo Alckmin, em uma demonstração de engajamento de todo o partido na campanha, o governador José Serra (PSDB) apareceu ontem ao lado do prefeito e candidato Gilberto Kassab (DEM) em evento oficial.

Foi a primeira vez, desde o início oficial da campanha, que Serra e Kassab estiveram juntos publicamente. O governador, que defendeu o apoio do PSDB à reeleição do prefeito em vez de uma candidatura tucana, não dividiu, até agora, nenhum evento com Alckmin.

Apesar da visita da estrela maior do PSDB ao candidato tucano, foi Serra quem roubou a cena do encontro, mesmo não estando presente. Depois de uma conversa reservada no comitê, Fernando Henrique e Alckmin ficaram irritados com a polêmica em torno da ausência do governador da campanha do PSDB. ¿Essa pergunta não cabe. Ele já está na campanha e, no momento em que julgar conveniente, vai estar aqui¿, reagiu o ex-presidente. ¿Converso com ele todo dia por telefone e pessoalmente. Ganhei até um livro dele. Deixa o governador trabalhar. Tudo tem seu tempo¿, disse Alckmin.

Minutos antes, na abertura da 20ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, Serra e Kassab trocaram elogios em seus discursos. Durante a fala de outra autoridade, o prefeito sentou-se ao lado do governador para uma conversa ao pé do ouvido. Após a abertura, Kassab saiu às pressas, enquanto o governador visitou alguns estandes. Eles não falaram de política.

A divisão do PSDB entre Alckmin e Kassab levou ontem à primeira desfiliação de um tucano. O presidente da Juventude do PSDB, José Rubens Domingues Filho, pediu sua saída do partido. Ele é alvo de duas representações no Conselho de Ética da legenda acusado de trabalhar na campanha de Kassab.