Título: Álvaro Lins desaparece e é considerado foragido
Autor: Figueiredo, Talita
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/08/2008, Nacional, p. A17

O ex-deputado e delegado da Polícia Civil Álvaro Lins é considerado foragido pela Polícia Federal desde anteontem, quando teve sua prisão decretada pela juíza Márcia Helena Nunes, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (Rio e Espírito Santo).

Lins não foi encontrado pela PF em sua casa, nem em endereços de parentes. De acordo com o seu advogado, Ubiratan Guedes, ele se apresentaria ontem, mas não o fez até 20 horas. Guedes afirmou que o ex-deputado está internado em uma clínica particular com depressão.

Na terça-feira, Lins perdeu a imunidade parlamentar, quando teve o mandado de deputado estadual pelo PMDB cassado por 36 votos a 24, quórum mínimo exigido pela Assembléia Legislativa do Rio.

O delegado foi denunciado pelo Ministério Público Federal sob as acusações de formação de quadrilha armada, corrupção passiva, lavagem de dinheiro e facilitação de contrabando. Já havia sido preso na Operação Segurança Pública S.A., da Polícia Federal, em 29 de maio, e solto menos de 24h depois, por decisão da Assembléia.

Lins chefiou a Polícia Civil do Rio de 2000 a 2006, nos governos de Anthony Garotinho e Rosinha Matheus.