Título: Na posse, Lugo promete lutar contra corrupção
Autor: Paraguassú, Lisandra
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/08/2008, Internacional, p. A26

Para platéia de 15 chefes de Estado, novo presidente paraguaio diz que será `implacável contra os ladrões¿

Lisandra Paraguassú

Ao tomar posse, ontem, como o primeiro líder político a romper a hegemonia do Partido Colorado em 61 anos, o novo presidente do Paraguai, Fernando Lugo, centrou seu discurso nos dois temas que mais preocupam o país: a necessidade de reduzir a pobreza e, principalmente, o combate à corrupção.

¿Começou hoje (ontem) a história de um Paraguai cujas autoridades são implacáveis com os ladrões de seu povo¿, disse Lugo, para uma platéia de 15 chefes de Estado, diversos vice-presidentes e chanceleres.

O Paraguai é apontado pela ONG Transparência Internacional como o 5º país mais corrupto do mundo. O problema dificulta a atração de investimentos e impede que os poucos recursos arrecadados pelo Estado paraguaio cheguem à população mais pobre.

Nos últimos dias, os jornais locais apareceram recheados de notícias sobre desvios de recursos do fundo social de Itaipu. O assunto é especialmente delicado num momento em que o novo governo quer convencer seu sócio, o Brasil, de que precisa receber mais recursos da hidrelétrica.

OPOSIÇÃO

Muitos integrantes do governo anterior, de Nicanor Duarte, não apareceram na posse para ouvir as críticas indiretas. Duarte, que se afastou da presidência há cerca de dois meses para assumir uma cadeira no Senado, só compareceu à cerimônia no Congresso para entregar a faixa presidencial ao presidente da Casa, antes de Lugo chegar.

Em seu discurso, ele não citou o sucessor, mas fez uma referência ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva: ¿Um discurso do presidente Lula me marcou muito¿, disse Duarte. ¿Ele disse uma vez que presidentes da América Latina chegam à noite com mais frustrações que satisfações e quando amanhece não sabem que tragédia irão enfrentar¿, contou.

POBREZA

Um dos países mais pobres da América do Sul, mesmo com o crescimento recente de 6% ao ano, o Paraguai tem uma economia 100 vezes menor que a brasileira. E essa pobreza está ali, às portas dos parlamentares. Basta atravessar uma praça na frente do Congresso para encontrar uma enorme favela - ontem cercada por policiais militares.

¿Recorro a uma frase de Josué de Souza para anunciar que eu renuncio a viver em um país `onde alguns não dormem porque têm medo e outros não dormem porque têm fome¿¿, discursou o novo presidente para os milhares de pessoas que lotavam a frente do Congresso.

¿A eleição do presidente Lugo é uma renovação de esperança para o povo paraguaio. Podemos ver o entusiasmo na fisionomia das pessoas, é extraordinário¿, disse o presidente Lula. ¿Só nos resta contribuir para que essa esperança não seja frustrada.¿