Título: Zepelim tem história no Brasil
Autor: Chade, Jamil
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/08/2008, Economia, p. B12

A história do zepelim se confude com a história do desenvolvimento aeronáutico no Brasil. O padre jesuíta Bartolomeu de Gusmão conseguiu fazer com que um balão de ar quente, o Passarola, subisse em 1709. Mas o balão se incendiou e a idéia de Gusmão ainda levaria décadas para se tornar realidade. Alberto Santos Dumont também teve sua história ligada ao dirigível. Ele contornou em 1901 a Torre Eiffel, em Paris, com o Dirigível Nº 6 e, mais tarde, adotou motores de explosão no aparelho.

Em maio de 1930, um zepelim fez sua primeira viagem ao Brasil, pousando no Recife. Em 1933, passou a pousar no Aeródromo Bartolomeu de Gusmão, no Rio. Mas apenas nove vôos foram realizados na rota Frankfurt-Rio. Em 1938, as atividades da empresa foram encerradas, após a crise desencadeada pela explosão de um de seus dirigíveis nos Estados Unidos, um ano antes.