Título: Em Palmas, população quase triplica
Autor: Paraguassú, Lisandra
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/08/2008, Metrópole, p. C3

A expansão imobiliária dos primeiros anos da capital do Tocantins, no início da década de 1990, ainda se mantém - de acordo com a estimativa do IBGE, Palmas entrou na maioridade, em 2008, com uma população de 178.386 habitantes, registrando um dos maiores aumentos de taxa demográfica do País na última década: 156,50%. No último ano, a capital planejada nos moldes de Brasília viu nascer às margens de ruas e avenidas dezenas de empreendimentos.

O mercado imobiliário é impulsionado pela oferta de emprego, vagas em concursos públicos, criação de cursos de graduação e pós-graduação e a instalação de um novo shopping na capital, cujo investimento total previsto é de R$ 100 milhões. Para o vice-presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis, Valterson Teodoro da Silva, apesar da expansão a capital recebeu pouco investimento em infra-estrutura. ¿Faltaram abertura de ruas, vias de escoamento, asfaltamento de quadras, atração de indústrias e fortalecimento do comércio, que são geradores de emprego e renda¿, diz ele, que critica o que chama de ¿omissão¿ da prefeitura. ¿Por falta de regulamentação, a ocupação desordenada comprometerá qualquer projeto de parcelamento do solo no futuro.¿

Os moradores já convivem com outros problemas decorrentes do crescimento acelerado. O elevado índice de acidentes de trânsito, por exemplo, é um deles. Palmas é uma das cinco capitais campeãs em mortes no trânsito, apesar de as principais vias serem largas, bem sinalizadas e com três a cinco pistas para veículos.