Título: Personagem do mensalão tenta vaga de vereador
Autor: Oliveira, Clarissa
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/08/2008, Nacional, p. A9

O ex-deputado Professor Luizinho (PT), líder do governo na Câmara à época das denúncias do mensalão, tenta reconstruir sua vida política como candidato a vereador em Santo André. Ontem, ele participou da solenidade oficial de inauguração do bloco B da Universidade Federal do ABC e foi citado elogiosamente pelo prefeito João Avamileno (PT), pelo presidente da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), e o pelo próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Luizinho faz toda a sua campanha utilizando a sigla da UFABC e foi definido pelos três oradores como um dos principais articuladores da instalação da universidade na região. O prefeito Avamileno afirmou: "Quero agradecer em público o Professor Luizinho, pois seu trabalho foi decisivo para essa conquista". Chinaglia lembrou que substituiu o Professor Luizinho na liderança do governo para ressaltar que desde aquela época via "seu trabalho pela UFABC".

O advogado especialista em direito eleitoral Alberto Rollo afirmou que a citação de candidato em solenidade pública, "em palanque montado com dinheiro público, com som pago pelo dinheiro público, locomoção das autoridades feita em veículos oficiais, fere o Artigo 73, Inciso 1º da Lei 9.504 (Lei Eleitoral)". Segundo, Rollo, outros candidatos a vereador que se sentirem prejudicados pela citação podem representar contra a candidatura.

Lula também enfrentou cobranças. O estudante de Biologia Allen Fernando, de 28 anos, questionou o fato de a UFABC "ser pública, mas de caráter privado". Isso pode permitir que no futuro ela venha a cobrar anuidades, como já aconteceu com a Fundação Santo André, segundo o estudante. Lula disse ao ministro da Educação, Fernando Haddad, que poderia baixar medida provisória, mas um assessor afirmou que isso pode ser corrigido por portaria.