Título: Pesquisa em Pernambuco reduz carga viral do HIV
Autor: Pompeu,Carmen
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/09/2009, Vida&, p. A20

APesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) iniciam, no final de 2010, testes com cem pessoas infectadas com o vírus HIV, causador da aids, na busca por uma vacina terapêutica. O objetivo é confirmar os resultados obtidos em um universo menor, de 18 pessoas, que foram divulgados ontem, no Recife. Diferentemente da vacina preventiva, que busca evitar a doença, a vacina terapêutica é indicada para infectados do vírus que ainda não a desenvolveram.

Os cientistas conseguiram identificar dois genes que produzem uma proteína que fortalece as células dendríticas (responsáveis pela autoimunidade) e combate o HIV, reduzindo a carga viral do paciente. Esse mapeamento genético é o diferencial do estudo do pesquisador Sergio Crovella, que aprofunda uma pesquisa iniciada em 2001. A novidade será apresentada em 18 de outubro, no Encontro Mundial de Vacinas contra a Aids, em Paris.

Os testes foram realizados com 18 pessoas. Em 8 delas, a estratégia reduziu a carga viral em até 80%. Nas outras 10, não funcionou. Para entender o porquê, Crovella transferiu o foco da investigação para o paciente e analisou os genomas dos 18 voluntários. Descobriu que, nos 8 que responderam positivamente, dois genes produziam uma proteína com a capacidade de fortalecer as células dendríticas. Como o universo da pesquisa é muito limitado, cabe, agora, segundo Crovella, replicar a estratégia com um universo maior, de cem pessoas.