Título: Partido Socialista vence eleição de Portugal
Autor: Miranda, Renata
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/09/2009, Internacional, p. A12

O primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, conquistou ontem sua reeleição com a vitória do Partido Socialista, de centro-esquerda, nas eleições parlamentares. O partido conquistou 36,5% dos votos, enquanto seu principal opositor, o Partido Social-Democrata, obteve 29%, informou a Comissão Nacional de Eleições.

Apesar do resultado favorável, Sócrates não conquistou a maioria absoluta da votação de 2005, quando obteve 45% dos votos. O partido deve perder 25 das 121 cadeiras conquistadas em 2005, enquanto os social-democratas devem ficar com 78 das 230 cadeiras da Assembleia. "Mais uma vez fomos eleitos para governar Portugal", comemorou o primeiro-ministro. "Essa é uma vitória clara e extraordinária", completou. Sócrates prometeu realizar grandes obras públicas para estimular o crescimento, em meio a previsões de que a economia se contrairá em 4% neste ano.

Três partidos menores também asseguraram representação no Parlamento. O conservador Partido Popular alcançou 10,5% dos votos, o Bloco de Esquerda obteve quase 10% e a coalizão Comunista/Verde, 8%.

Estão previstas obras de 5 bilhões de euros para a construção de um novo aeroporto em Lisboa, 3 bilhões de euros para um trem-bala até a Espanha e mais 7 bilhões de euros para uma estrada e uma ponte sobre o Rio Tejo. Portugal é o país mais pobre do oeste europeu. Hoje, há 500 mil pessoas desempregadas no país, o que corresponde a 9% da população economicamente ativa.