Título: Mares Guia vira socialista para ajudar Lula em Minas
Autor: Duailibi, Julia ; Lacerda, Angela
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/10/2009, Nacional, p. A4

Carol Pires, BRASÍLIA Tamanho do texto? A A A A Isolado em seu partido desde o escândalo do mensalão, em 2005, o ex-ministro do Turismo e de Relações Institucionais Walfrido dos Mares Guia trocou anteontem o PTB pela sigla do deputado Ciro Gomes. No PSB, Mares Guia deixa para trás as divergências com o o deputado cassado Roberto Jefferson (RJ), presidente do PTB e pivô da denúncia de pagamento de mesadas a parlamentares.

A mudança ajudará a fortalecer o grupo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Minas, mas Mares Guia também enfrenta um processo rumoroso. É um dos 15 alvos de inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) pelo chamado "mensalão tucano". O esquema teria funcionado em 1998, na campanha à reeleição de Eduardo Azeredo (PSDB), à época governador, hoje senador. Ele, porém, nega qualquer irregularidade.

MAIS TROCAS

Após Mão Santa (PI) ter trocado o PMDB pelo PSC e Expedito Júnior (RO) sair do PR para o PSDB, ontem mais um senador mudou de partido. Flávio Arns (PR) assinou ontem a ficha de filiação ao PSDB.

Em meados de agosto, o parlamentar anunciou que deixaria a legenda pela qual foi eleito em 2002, o PT, alegando não concordar com o apoio do partido à permanência de José Sarney (PMDB-AP) na presidência do Senado. Com a entrada de Arns, que pretende disputar um novo mandato, o PSDB passa a ter a segunda maior bancada do Senado, com 15 cadeiras, só atrás do PMDB, que tem 17.

Arns foi filiado ao PSDB por 13 anos, até que, em 2001, fez o caminho inverso: de tucano, virou petista. Na época, negou-se a retirar a assinatura do requerimento da CPI da Corrupção, que investigaria denúncias na gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

O PSDB também conseguiu trazer para seus quadros o deputado Marcelo Itagiba (RJ) e a deputada Rita Camata (ES), ambos do PMDB. A parlamentar deverá disputar uma vaga ao Senado, na chapa encabeça por Luiz Paulo Vellozo Lucas para o governo. O ingresso de Rita e de Arns teve ajuda do governador de São Paulo, José Serra.