Título: Estudo americano pode ajudar na previsão de tremor
Autor: AP; Reuters; AFP
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/10/2009, Internacional, p. A14

Pesquisadores divulgaram ontem resultados de um estudo que poderá contribuir para a previsão de terremotos e tsunamis. O trabalho, publicado na revista científica "Nature", analisou medidas de força nas falhas da crosta terrestre, responsáveis pela ocorrência de tremores. A estratégia pode ajudar especialistas a identificar as falhas mais fracas e em risco de rompimento.

A pesquisa foi liderada por Taka''aki Taira, da Universidade da Califórnia, em Berkeley. Taira e sua equipe analisaram 20 anos de dados em Parkfield, na Falha de San Andreas (entre Los Angeles e San Francisco). É a área de terremotos mais estudada do mundo, equipada com instrumentos sensíveis para detectar mudanças na crosta terrestre.

A equipe notou pequenos terremotos repetindo-se ao longo da falha três meses antes do tremor de 9 graus da escala Richter atingir Sumatra em 2004, causando um tsunami. Resultados similares foram observados após os tremores de 7,3 graus de Landers em 1992, que atingiram o deserto do sul da Califórnia.