Título: Economia dos EUA recua 0,7%
Autor: Kuntz, Rolf
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/10/2009, Economia, p. B12

Revisão do 2.º trimestre veio melhor que o esperado A economia dos Estados Unidos encolheu 0,7% entre abril e junho, em termos anualizados, abaixo do estimado pelo governo. O dado indica um alívio na recessão mais cedo que o esperado e, assim, o segundo trimestre pode ter preparado a recuperação dos EUA na segunda metade de 2009.

O Departamento de Comércio, que divulgou ontem o cálculo definitivo do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre, surpreendeu os analistas, que esperavam contração de 1% a 1,2%. A correção foi causada sobretudo pela queda menor no investimento das empresas e na exportação, além do aumento da despesa pública.

No primeiro trimestre, a economia dos EUA se contraiu a uma taxa anualizada de 6,4% e, em seus cálculos preliminares para o segundo trimestre, o governo tinha indicado uma taxa de contração de 1%.

A despesa dos consumidores, que nos EUA representa quase 70% da atividade econômica, caiu 0,9% no segundo trimestre, um décimo a menos que o calculado inicialmente pelo governo. O índice de preços vinculado ao PIB, uma das medidas de inflação no país, se manteve no trimestre, como o governo tinha calculado.

EMPREGO

As empresas privadas americanas eliminaram 254 mil empregos em setembro, a menor queda desde julho de 2008, informou a Automatic Data Processing (ADP). A empresa indicou, em comunicado, que havia revisado para baixo os números da perda de empregos em agosto, que ficaram em 277 mil, 21 mil abaixo do previsto há um mês.

"A queda em setembro é a menor desde julho de 2008. As perdas de empregos diminuíram de forma significativa nos dois últimos trimestres", disse a ADP em seu relatório, que não inclui as empresas públicas nem o setor agrícola. Especialistas da empresa disseram também que esse indicador, estreitamente vinculado ao resto da atividade econômica, "cairá provavelmente durante vários meses, mas as perdas continuarão menores".

Por setor, a ADP indicou que, nos serviços, foram cortados 103 mil postos de trabalho em setembro, enquanto na produção de bens desapareceram 151 mil, dos quais 74 mil no setor manufatureiro.

NÚMEROS

0,7% foi quanto encolheu a economia americana no segundo trimestre deste ano, em termos anualizados.

1% foi a taxa de contração estimada pelos economistas

6,4% foi a queda do PIB dos Estados Unidos no primeiro trimestre

0,9% foi quanto recuou o consumo dos americanos no segundo trimestre