Título: Yeda entra com ação por danos morais contra vice
Autor: Ogliari, Elder
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/10/2009, Nacional, p. A16

A governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius (PSDB), vai mover uma ação indenizatória por danos morais contra o vice-governador Paulo Afonso Feijó (DEM). A decisão de levar a briga, que já dura três anos, aos tribunais foi anunciada ontem pelo advogado da tucana, Fábio Medina Osório.

A gota d"água foi a divulgação pela CPI da Corrupção, anteontem, de depoimento que Feijó deu ao Ministério Público Federal, em agosto. No vídeo, ele narra que parte dos recursos arrecadados na campanha de 2006 desapareceu ou não entrou na prestação de contas. Relatou, ainda, ter ouvido Yeda dizer que "campanha é o momento da poupança".

Segundo Osório, o Estado vive "uma espécie de debate eleitoral antecipado", no qual "algumas pessoas preferem instrumentalizar as instituições com calúnias". Ele cobrou provas e disse que Feijó não tem "lastro probatório" do que descreveu.

O advogado do vice-governador, Marco Antônio Campos, sustenta que o seu cliente "está tranquilo e mantém o que declarou". Também assegurou que Feijó vai se defender apresentando as comprovações do que disse, mas no momento adequado.

A briga de Yeda com Feijó começou entre o primeiro e o segundo turno da campanha eleitoral de 2006, quando a então candidata, já favorita, pediu que o vice renunciasse. No ano passado, Feijó entregou à CPI do Detran a gravação de conversa com o então chefe da Casa Civil, Cézar Busatto, na qual o seu interlocutor dizia que partidos políticos recebiam recursos de estatais e órgãos públicos gaúchos, detonando a crise no governo gaúcho.