Título: Para grupo, entrega em casa seria mais segura
Autor: Formenti, Lígia
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/10/2009, Vida&, p. A26

As escolas estaduais da capital listadas como locais de provas do Enem receberiam os pacotes com as avaliações na casa dos seus diretores ou vice-diretores, escolhidos como coordenadores dos locais. Essa foi a regra de distribuição estabelecida em São Paulo pelo Connasel. Embora não houvesse, até ontem, a confirmação de que a distribuição na casa dos diretores de escolas estaduais se consumou em algum local, esse procedimento está fora do protocolo de entrega das provas do exame, segundo o Inep.

"O raciocínio que nós usamos: na casa do chefe era o lugar mais seguro. Não tinha possibilidade de estar próximo de alunos, não teria possibilidade de alguém entrar, arrombar a escola. Eu eliminei essa hipótese de entregar na escola pensando na segurança e integridade dos documentos", explicou a coordenadora do Enem na capital, Elisabete Luneta, diretora técnica do Centro de Exames Supletivos (Cesu) da secretaria da Educação. "Na reunião de sábado (passado), eu falei: "Vamos entregar na casa dos chefes, porque na escola existe um perigo iminente de aluno querer arrombar a sala"", disse.

Elisabete afirma que, até ontem à tarde, não tinha notícia de que a distribuição havia ocorrido, informação repassada por colégios públicos visitados pela reportagem. A servidora diz que a empresa transportadora, que começaria a distribuição na terça-feira, iniciou o trabalho pela Grande São Paulo. "Na capital, ninguém recebeu a prova. Das 278 escolas e faculdades, ninguém até agora se comunicou comigo. Ninguém confirmou o recebimento", afirmou.

Segundo ela, o esquema foi elaborado com o aval do consórcio. Nas faculdades privadas, a entrega seria no local de prova. "Nas faculdades, como o volume era muito grande e não tem o risco de ter o aluno participante do Enem, nós determinamos que nas faculdades seriam entregues no local de prova." Pelo esquema, os diretores que não quisessem receber em casa teriam de deixar isso claro e optar pelo recebimento no colégio.